Rafale lançando o míssil Meteor

Rafale lançando o míssil Meteor

PARIS – Florence Parly, Ministra das Forças Armadas da França, manifestou sua satisfação após o sucesso dos primeiros lançamentos de mísseis Meteor, realizados em conjunto pelos caças Rafale da Força Aérea e da Marinha Francesa, com o apoio da Diretoria Geral deArmamento (DGA), e parabeniza a equipe que contribuiu para esse sucesso.

Na quarta-feira, 13 de fevereiro, às 13h30, uma patrulha composta de dois Rafale decolou da base aérea de Cazaux (distrito de Gironde) para lançar o primeiro míssil Meteor. Às 20h00, um segundo lançamento foi realizado à noite.

Os dois lançamentos foram realizados graças à implementação pela DGA da área de testes, incluindo segurança, instrumentação, operação de alvo e a repetição dos lançamentos de seu site na ilha de Levant, perto de Hyères, no distrito de Var.

As aeronaves foram operadas e pilotadas por pessoal do Centro de Avaliação Experimental da Força Aérea (CEAM) e do Centro Experimental Aéreo da Marinha (CEPA/10S), em estreita colaboração com a DGA, e demonstraram o alto nível de tecnicidade das forças conjuntas.

Destinado a missões de superioridade aérea, o míssil ar-ar Meteor é propulsado por um ramjet e é capaz de interceptar alvos em longo alcance. Adquirida pela França, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Espanha e Suécia, possui uma zona de interceptação garantida muito maior que a dos mísseis da mesmo alcance atualmente em serviço.

Míssil Meteor no Rafale

FONTE: Ministério das Forças Armadas da França

wpDiscuz