Coreia do Sul começa a construir protótipo do caça KF-X
A Korea Aerospace Industries, ou KAI, está iniciando a produção no primeiro protótipo de um caça de próxima geração.
Em 14 de fevereiro, a maior empresa aeroespacial da Coreia do Sul realizou uma cerimônia para comemorar o início da produção da primeira antepara (bulkhead), que é a parte principal da fuselagem dianteira da aeronave de próxima geração Korean Fighter Xperiment (KF-X).
“Uma antepara é uma estrutura projetada para evitar que uma aeronave seja deformada devido à pressão gerada pelos voos de alta velocidade”, anunciou a empresa aeroespacial na quinta-feira.
Um representante da KAI disse que o primeiro protótipo do caça avançado multirole KF-X, o chamado caça de 4,5 geração, será concluído em abril de 2021.
Atualmente, a KAI completou 15% do desenho total do projeto para o KF-X e completará mais de 80% depois de setembro, quando uma revisão detalhada do projeto for concluída.
O KF-X passou por uma revisão de requisitos do sistema e uma revisão da função do sistema em 2016. O desenvolvimento do sistema para a aeronave começou em dezembro de 2015.
O programa KF-X tem como objetivo a produção de cerca de 120 aviões de combate avançados para substituir as antigas aeronaves de combate F-4 e F-5 da Força Aérea da Coreia do Sul.
Espera-se que o projeto KF-X desempenhe um papel importante na aceleração da indústria de aviação coreana em termos de acumulação de tecnologia e criação de empregos.
Atualmente, o projeto KF-X envolve um total de 112 instituições – 16 universidades nacionais, 11 institutos de pesquisa e 85 empresas. Quando o desenvolvimento do protótipo estiver em pleno andamento, mais 35 instituições se juntarão ao projeto.