Em 1º de fevereiro de 2013, o Irã revelou seu jato de caça stealth autóctone chamado “Qaher 313”.

O protótipo ou mock-up do Q-313 (ou F-313, de acordo com as marcações aplicadas à aeronave), foi apresentado ao presidente Mahmoud Ahmadinejad e exibido publicamente como parte das cerimônias da Aurora dos 10 Dias realizadas no Irã para celebrar a vitória da Revolução Islâmica de 1979.

Nos dias anteriores, o ministro da Defesa iraniano, brigadeiro-general Ahmad Vahidi, disse: “A aeronave será diferente dos outros caças que o Irã já fez”.

Na verdade, com base nas primeiras fotografias divulgadas pela Agência de Notícias FARS, o novo jato furtivo tem um design realmente peculiar. Apresenta arestas duras e essas arestas e ângulos distintos dos F-22 dos EUA e a forma de cauda dupla muito semelhante à do F-35 Lightning II.

O Q-313 tem canards grandes, aparentemente fixos, e pequenas asas cuja seção externa é inclinada para baixo.

O material do canopy é pelo menos estranho (com base em sua transparência, parece plexiglass ou algo parecido).

O cockpit parece ser básico (um pouco demais para um avião moderno – notar a falta de fiação atrás do painel frontal e a presença de poucos instrumentos, alguns semelhantes àqueles que equipam pequenos aviões particulares…).

A seção do nariz é tão pequena que quase nenhum radar poderia caber nela.

As entradas de ar são extremamente pequenas (lembram os drones atuais/veículos aéreos de combate não tripulados), enquanto a seção do motor não tem qualquer tipo de bocal: os pós-combustores do motor podem derreter o jato inteiro.

E, acima de tudo, a aeronave é muito pequena.

Observar a imagem mostrando um oficial iraniano sentado no assento ejetável no cockpit. Parece que o piloto está em um avião em miniatura.

Resumindo: a forma é interessante com alguns recursos inovadores, mas o Q-313 exibido em 1º de fevereiro de 2013, parece ser nada mais do que um grande modelo simulado (mock-up), não dimensionado adequadamente para acomodar um piloto real.

Há um vídeo no final deste post supostamente mostrando o Q-313 voando, mas parece mais um modelo em escala controlado por rádio do que um jato de combate verdadeiro.

Além disso, como alguém apontou: se o Qaher 313 realmente voasse, provavelmente Teerã iria divulgar imagens de sua decolagem e aterrissagem.

FONTE: The Aviationist

NOTA DO PODER AÉREO: O Qaher 313 lembra o McDonnell Douglas (mais tarde Boeing) X-36 Tailless Fighter Agility Research Aircraft, um protótipo de subescala furtivo americano projetado para voar sem a tradicional cauda encontrada na maioria das aeronaves. Essa configuração foi projetada para reduzir o peso, o arrasto e a seção transversal do radar, mas aumenta o alcance, a manobrabilidade e a capacidade de sobrevivência. O X-36 voou pela primeira vez em 1997.

wpDiscuz