Queda do Tu-22M3 russo: falha no sistema de pouso por instrumentos pode ser a causa do ‘pouso duro’
Sistema de pouso por instrumentos avariado pode ser o culpado pelo acidente do bombardeiro, diz um especialista em aviação
Imagens dramáticas surgiram da aterrissagem terrível que provocou o acidente fatal de um bombardeiro russo T-22M3 na região de Murmansk, matando três dos quatro tripulantes.
Em 22 de janeiro, o bombardeiro Tu-22M3 virou uma bola de fogo enquanto tentava pousar em uma nevasca na Base Aérea de Olenya.
Um especialista em aviação ocidental disse que a maioria dos analistas pensa que o sistema de pouso de instrumento avariado ou ILS pode ser o culpado pelo “pouso duro” do bombardeiro russo.
“A taxa de descida é muito alta para uma aterrissagem, o que sugere que o piloto não sabia qual era sua atitude na final – a visibilidade era muito ruim, então isso indica que foi claramente uma falha do ILS. Não surpreende que o jato partiu-se ao meio no impacto”, disse o especialista.
“Pode ser um ILS avariado. Quando você voa, segue os indicadores do ILS para manter o ângulo de descida e a taxa de descida adequados. Ele estava descendo rápido demais – geralmente quando se alcança por volta de 30 metros de altitude, diminui-se a potência e põe-se o nariz da aeronave para cima para diminuir a velocidade,”- acrescentou.
O bombardeiro de ataque supersônico Tu-22M3 Backfire bateu na pista, quebrando a parte de trás da aeronave, lançando a cabine do piloto ao chão enquanto o resto do jato explodia em chamas.
O especialista também notou que: “Ele [piloto] voou com o Backfire para a pista da mesma maneira que se pousa um F/A-18 em um convés de porta-aviões. Isso me diz que ele não sabia o quão alto estava e pode ter tido mesmo um ILS avariado. A falha poderia ser no equipamento de solo ou no receptor ILS no jato – impossível dizer agora com certeza. A história oficial é que ele tentou pousar pesado demais. Isso é possível, mas se está muito pesado, diminui-se a velocidade de descida, usando mais potência e ângulo de ataque, ou seja, coloca-se o nariz da aeronave mais alto. Para mim, parece que ele não tinha ideia de quão rápido estava descendo.
Investigadores militares russos iniciaram a investigação, e a empresa Tupolev, fabricante do bombardeiro, disse que seus especialistas vão se juntar à investigação.
FONTE: Defence Blog