China diz que caça J-16 recebeu revestimento stealth
O caça multifunção da China J-16 (versão chinesa do Su-30MKK) agora está coberto por um revestimento que pode oferecer uma capacidade quase furtiva e confirma-se que o jato é capaz de transportar todos os tipos de armas ar-superfície em ataques de precisão, revelou a emissora estatal da China no dia 28 de janeiro.
Uma brigada de aviação da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) realizou exercícios diurnos e noturnos com o J-16 no final de janeiro, informou a Televisão Central da China (CCTV).
O comandante da brigada Jiang Jiaji, o primeiro piloto a vencer a competição Golden Helmet do PLA três vezes, disse à CCTV durante o exercício que a pintura cinza-prateada cobrindo o J-16 é uma espécie de revestimento de camuflagem que dá ao avião de combate uma certa capacidade stealth ao olho nu e dispositivos eletromagnéticos.
Fu Qianshao, um especialista chinês em defesa aérea, disse ao Global Times que o projeto aerodinâmico do J-16 enfatiza a capacidade de manobra em vez de furtividade, mas o revestimento pode dificultar a detecção.
O revestimento stealth pode reduzir a detecção do J-16 por radar, disse Fu. A coloração do jato faz a aeronave se misturar ao céu e ao mar, de modo que o inimigo só a reconhecerá de perto, dando-lhe uma enorme vantagem em combate.
Jiang também revelou que todos os tipos de armas ar-superfície chinesas atualmente em serviço com a PLAAF podem ser instalados no J-16.
Isso significa que o avião pode usar uma ampla gama de mísseis ar-terra, bombas e mísseis antinavio, disse Fu, observando que o caça multifunção pode transportar várias toneladas de munição e lançar várias ondas de ataque antes fica sem munição.
O J-16 é supostamente capaz de transportar pelo menos oito toneladas de armas.
Embora o J-20 seja o jato de combate mais avançado da China, a PLAAF ainda precisa do J-16, pois os dois tipos de jatos de combate podem se complementar, disseram analistas.
O J-20 pode usar sua capacidade stealth para destruir instalações antiaéreas hostis e ganhar a superioridade aérea em primeiro lugar, mas não pode carregar tantas armas quanto o J-16, porque o J-20 esconde suas armas em compartimentos de armas menores para garantir a capacidade stealth, disse Fu.
O J-16 pode acompanhar um ataque do J-20 e limpar alvos de superfície com seus mísseis e bombas, disse Fu.
O J-16 é um caça bimotor de dois lugares e multifunção que também é capaz de combates ar-ar. Ele fez sua estreia durante a parada do Dia do Exército em 30 de julho de 2017 na base de treinamento militar de Zhurihe na Região Autônoma da Mongólia, no interior do norte da China, informou a Xinhua News Agency.
FONTE: Global Timess
NOTA DO PODER AÉREO: Em janeiro de 2017 foram divulgadas imagens do caça J-16 testando um novo míssil ar-ar de longo alcance que poderia abater aeronaves de alerta aéreo antecipado e aviões de reabastecimento aéreo.
Estima-se que o míssil pode ter um alcance de até 400 quilômetros, ultrapassando aqueles usados por forças aéreas ocidentais, e atingir alvos partindo da estratosfera.