Manutenção dos F-5E ‘adversários’ da Marinha dos EUA será feita na Flórida
JACKSONVILLE, Flórida – Os caças F-5E Tiger II irão em breve rondar os hangares no Fleet Readiness Center Southeast (FRCSE). Projetada para receber sua primeira aeronave produzida pela Northrop-Grumman em setembro, a instalação de reparo, manutenção e revisão da aviação da Marinha dos EUA assumirá a manutenção profunda do avião.
“O serviço contínuo dessas aeronaves para a frota é fundamental”, disse o comandante do FRCSE, capitão Trent DeMoss. “Essa carga de trabalho não só garante que os empregos permaneçam aqui em Jacksonville, como também garante que nossos pilotos recebam o melhor treinamento possível.”
O F-5 é usado como uma aeronave “adversária” pelos militares americanos para treinar seus pilotos. Voado por vários países ao redor do mundo, sua capacidade de manobra faz dele um adversário formidável no combate ar-ar. O uso do F-5 economiza os custos de desgaste e manutenção dos serviços de sua frota de aeronaves operacionais, como o F/A-18 Hornet e o Super Hornet.
A safra atual de aeronaves F-5 “N” e “F” é pilotada por aviadores da Marinha e do Corpo de Fuzileiros com o Fighter Squadron Composite (VFC) 13, Marine Fighter Training Squadron (VMFT) 401 e Fighter Squadron Composite (VFC) 111.
O FRCSE está planejando a indução de sete a 11 aeronaves por ano para o que é conhecido como Phased Depot Maintenance, ou PDM.
“Durante a PDM, recebemos a aeronave e a desmontamos para inspeção”, disse John Stafford, Especialista em Gestão de Negócios. “Certas peças, sabemos com antecedência, terão que ser substituídas devido às horas de voo do avião.”
Outros problemas encontrados durante a inspeção, como corrosão e fadiga do metal, também são reparados.
“Então, fazemos as verificações de solo, giros do motor de alta potência, depois o Flight Test verifica e entrega a aeronave”, disse Stafford.
A saúde da frota de adversários da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais é uma das principais preocupações da liderança.
Em sua lista de prioridades para 2019, o Comandante, Vice-Almirante Adjunto das Forças Aéreas Navais, DeWolfe Miller, citou especificamente a necessidade de aeronaves adversárias prontamente disponíveis.
“Sem iniciativas significativas de manutenção e atualizações estruturais para a frota de F-16 e F-5, a aviação da Marinha será forçada a usar frotas adicionais F/A-18 e F-35 para compensar essa perda de capacidade”, disse Miller.
DeMoss disse que está confiante de que sua equipe pode lidar com o trabalho.
“Ser selecionado para realizar o trabalho de depósito no F-5 aqui em Jacksonville é uma prova da reputação e qualidade do trabalho fornecido pelo FRCSE”, disse DeMoss. “Toda a nossa equipe, de artesão a supervisor, de logística a engenheiro, de analista a diretor financeiro, e todo o pessoal de suporte necessário para tornar essa organização bem-sucedida deve estar extremamente orgulhosa de que novamente a liderança da Marinha nos escolheu para um programa tão importante.
“À medida que enfrentamos esse desafio, serão necessários todos os nossos esforços combinados, porque, como dizemos, ‘Together Every Action and Asset Matters’”.
FONTE: Marinha dos EUA