Caças da Força Aérea Brasileira nos anos 90
Texto e fotos de Roberto F. Santana
Brasília, início dos anos noventa. A Força Aérea Brasileira expõe ao público alguns exemplares de sua força de aeronaves de caça e ataque.
No pátio dos hangares do 6º Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), caças como o Mirage III, Northrop F-5E, AMX A-1 e AT-27 Tucano.
As fotos, tiradas com uma máquina fotográfica simples da época, não deixam de revelar o excelente estado de conservação das aeronaves da FAB, como camuflagem original dos F-5E e uma das primeiras variações na pintura dos Mirage III, um belo azul acinzentado.
A exposição revelava também todo um capricho e atenção dispensadas ao público por parte da Força Aérea Brasileira, as aeronaves eram expostas com todo seu arsenal, perfeitamente ordenado e exposto em frente aos aviões.
É possível notar também que o Mirage III já tinha sofrido uma de suas modificações, como os ‘canard’ e os tanques externos capazes de transportar bombas (réservoir penduraile Kangourou RPK).
As fotos do F-5E mostram algo interessante, a aeronave está equipada com três tanques externos, cada um com capacidade de 1.040 litros de combustível, configuração extremamente rara de ser vista, principalmente em voo.