Saab Gripen C

Saab Gripen

A Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) respeita a decisão do parlamento búlgaro sobre o processo de aquisição de um novo tipo de aeronave de combate, mas continua convencida de que a oferta sueca traz mais benefícios à Bulgária, Joakim Wallin, chefe de exportação e operações internacionais FMV, disse em 17 de janeiro.

A declaração foi emitida depois que a Assembléia Nacional da Bulgária votou um mandato ao governo para negociar com os Estados Unidos a aquisição dos F-16.

A oferta dos EUA foi escolhida pelo governo búlgaro por recomendação de um comitê político-militar, entre a oferta sueca de Gripens e pela oferta italiana de Eurofighters de segunda mão.

“Acreditamos que o Gripen é a melhor opção para a Bulgária e a Força Aérea Búlgara”, disse Wallin.

O Gripen é hoje o jato de combate de última geração, que se provou em missões conjuntas da Otan.

“O Gripen é fabricado na Europa, totalmente compatível com a Otan e tem baixos custos durante toda a sua vida útil”, disse Wallin.

Além disso, a oferta sueca é para um pacote totalmente compatível de 10 caças, disse ele.

Juntamente com os armamentos e equipamentos necessários, a oferta está sob o orçamento de 767 milhões de euros, originalmente aprovado pelo parlamento búlgaro, disse o comunicado.

Wallin disse que, de acordo com o relatório do grupo de especialistas do Ministério da Defesa da Bulgária, o Gripen era a plataforma com as melhores capacidades operacionais.

“A parceria com a Suécia traria benefícios para a sociedade búlgara como resultado do aprofundamento da cooperação entre os dois países. Continuamos a monitorar o processo e continuamos disponíveis para futuras conversações, caso a Bulgária gostaria de ter tais conversas ”, disse Wallin.

FONTE: The Sophia Globe

wpDiscuz