F-16V

Lockheed Martin F-16V

O Parlamento da Bulgária aprovou o plano do governo para iniciar negociações com os Estados Unidos (EUA) em relação à compra de oito novos caças F-16V em um acordo de 1,8 bilhão de levs (US$ 1,05 bilhão).

“A embaixada dos EUA saúda a decisão tomada hoje pela Assembléia Nacional da Bulgária de iniciar as negociações para a aquisição da nova aeronave F-16 Block 70 da Lockheed Martin”, disse a embaixada norte-americana em Sofia nesta quarta-feira.

Os novos jatos substituirão os antigos caças MiG-29 da Bulgária.

Cerca de 130 parlamentares votaram a favor do plano do governo do primeiro-ministro Boyko Borissov, enquanto 84 deputados foram contra, acusando o gabinete de violar as regras da concorrência.

A Bulgária tinha a opção de escolher entre os caças Gripen da Saab e Eurofighters italianos usados, além dos caças F-16V da Lockheed Martin.

O Ministério da Defesa havia dito anteriormente que os EUA não precisam de licenças e acordos adicionais para fornecer os aviões de combate com as armas e licenças necessárias, ao contrário das ofertas da Suécia e da Itália.

“A oferta dos EUA excede o orçamento em 300 milhões de levs (US$ 174 milhões). As negociações podem durar quatro meses, com a primeira reunião prevista para Bruxelas no próximo mês”, disse o ministro da Defesa, Krasimir Karakachanov, segundo as agências de notícias.

“De agora em diante, há muitos problemas que precisamos esclarecer – datas de entrega, serviço … entrega de peças de reposição”, acrescentou o ministro.

wpDiscuz