A Força Aérea Real do Reino Unido (RAF) está introduzindo o chamariz ativo Leonardo BriteCloud (EAD) em sua frota Eurofighter Typhoon FGR4, revelou um contrato do Ministério da Defesa (MoD).

Isso segue a introdução, no ano passado, do dispositivo de contramedidas de radiofrequência (RF) BriteCloud de 55 mm de diâmetro no Tornado GR4 para atender a um requisito de capacidade urgente (UCR).

Desenvolvido pelo braço britânico da Leonardo Electronics, o BriteCloud é um jammer de memória de rádio digital descartável de segunda geração (DFRM) projetado para fornecer a aeronaves a jato rápidas com proteção ‘end game’ eficaz contra ameaças de mísseis guiados por RF e/ou radares de rastreamento.

Com o tamanho de uma lata de refrigerante, o BriteCloud usa um módulo de interferência de radiofrequência (RF) miniaturizado para atrair mísseis guiados por radar.

O BriteCloud é uma tecnologia inovadora, com a Leonardo sendo atualmente o único fornecedor de tecnologia de chamariz ativo descartável DRFM (Digital Radio Frequency Memory) em todo o mundo.

Visão explodida do BriteCloud mostrando seus componentes
BriteCloud sendo lançado do caça Gripen NG
wpDiscuz