Vale a pena abduzir de novo: ‘a Vaca’ pode ser anã branca indo pro brejo
Esse brejo seria um gigantesco buraco negro, na opinião de um dos grupos de especialistas que estudam evento ocorrido em junho do ano passado, que recebeu o apelido “a Vaca” – outra teoria é que se trata de um novo tipo de supernova
A Nasa publicou notícia na quinta-feira, 10 de janeiro, sobre os estudos realizados por astrônomos e astrofísicos de um evento que causou surpresa, na comunidade científica, em 16 de junho do ano passado (2018): um rápido e incomum brilho detectado no céu noturno naquela noite. O fenômeno, denominado “AT2018cow”, recebeu o apelido de “a Vaca” (the Cow) devido à coincidência das letras finais de seu código (que significa vaca em inglês).
Duas teorias principais – O evento, que produziu uma súbita explosão e luminosidade 10 vezes maior que uma supernova típica, durante três dias, não se parece com nada visto nos céus até hoje, o que gerou muitas teorias para explicá-lo. Duas dessas teorias, levantadas por grupos de cientistas que estudam o fenômeno e estão produzindo artigos a respeito, foram confrontadas em painel realizado em 10 de janeiro, durante encontro da American Astronomical Society, na cidade de Seattle (EUA).
Buraco negro engole anã branca – Uma das teorias é que um gigantesco buraco negro absorveu uma estrela anã branca, densa e quente. A anã branca é o estágio final de estrelas como o nosso Sol, que nessa fase se reduz para um tamanho similar ao da Terra.
A massa do monstruoso buraco negro foi calculada entre 100.000 e 1 milhão de vezes maior que a do Sol, praticamente tão grande quanto a do buraco negro do centro da Via Láctea. Para chegar a essa conclusão, a equipe de pesquisadores utilizou dados de radiação infravermelha e de raios gama do observatório de Swift (além de outros observatórios).
A forma pela qual a anã branca foi hipoteticamente absorvida pelo buraco negro pode ser vista na simulação acima, em vídeo reproduzido no site da Nasa.
Um novo tipo de supernova – Outro grupo de cientistas, que conseguiu obter dados mais amplos de ondas (desde as de rádio até raios gama), sugere que uma supernova, fenômeno que ocorre na morte de uma grande estrela, com forte explosão, pode ser a origem da “Vaca”. Para esses pesquisadores, apesar do evento ter características similares a um corpo celeste compacto, como um buraco negro ou estrela de nêutrons consumindo material, trata-se de um caso especial. Na opinião desse grupo, talvez tenhamos observado, pela primeira vez, a criação de um corpo compacto em tempo real.
Diferentemente de outras supernovas, em que os detritos em expansão podem bloquear qualquer luz proveniente de um objeto compacto no centro da explosão, nesse cenário a estrela original poderia ter uma massa relativamente pequena. Assim, teria produzido detritos menos densos, pelos quais os raios-X da fonte central poderiam escapar, permitindo sua observação.
Voltando à vaca fria da ufologia – Coincidentemente em relação ao apelido dado ao evento, quem acompanha assuntos ufológicos sabe que relatos de abdução de vacas por extraterrestres são tão comuns quanto os de abdução de humanos, ou até mais. Estaria isso por trás da coincidência das letras do código do fenômeno “the Cow”? Ou é apenas paranoia do editor que trouxe essa notícia para a discussão?
E nós com isso? – Mas, saindo do campo das desconfianças para o dos fatos astrofísicos, uma coisa é certa: apesar de ocorrer próximo a uma galáxia a 200 milhões de anos luz do Sistema Solar, na constelação de Hércules, e da controvérsia se foi uma anã branca engolida por um buraco negro, ou uma explosão de supernova como nunca se viu, “a Vaca” é uma lembrança da nossa fragilidade frente ao Universo. Ela nos faz refletir que um dia, ainda que muito distante, nosso Sistema Solar pode ter destino parecido com o da vaca: ir para o brejo. E você, o que você acha?
Oferecimento dos “Abduzidos do iê iê iê”, que não são vacas mas foram abduzidos, lançando seu novo vídeo “Abdução do amor”
Esta série é uma oportunidade para discutir assuntos espaciais, ufológicos e afins aqui no Poder Aéreo, e é um oferecimento da banda “Abduzidos do iê iê iê“, um trio de rock que alega ter sido abduzido em meados dos anos 60. Agora eles dizem que finalmente voltaram ao planeta Terra, tendo envelhecido apenas uma parcela dessas cinco décadas de ausência (Einstein explica…).
Os “Abduzidos do iê iê iê” aproveitam para divulgar seu novo vídeo abaixo, com a música “Abdução do amor”. Clique na imagem para acessar o vídeo no YouTube.
Aproveite para ver também outros clipes já divulgados pela banda, clicando nas imagens abaixo:
E já que chegou até aqui, clique nos links a seguir para curtir as páginas dos Abduzidos do iê iê iê no Instagram e Facebook, inscrever-se no canal da banda no YouTube, e seguir os passos desse trio que voltou ao planeta Terra!
- https://www.instagram.com/abduzidosdoieieie/
- https://www.facebook.com/abduzidosdoieieie/
- https://www.youtube.com/channel/UChcqCH03tMaw8AUjLtyXkew
VEJA TAMBÉM: