Caça F-15 israelense perde o canopy a 30 mil pés, forçando o aterramento da frota

30
F-15I

Toda a frota de caças F-15 da Força Aérea Israelense foi aterrada depois que o canopy de uma aeronave se soltou na semana passada, enquanto o jato voava a 30.000 pés, provocando uma aterrissagem de emergência da tripulação.

O incidente aconteceu no dia 2 de janeiro, depois que os aviadores decolaram em uma missão de treinamento de rotina da base aérea de Tel Nof, no centro de Israel, e começaram a seguir para o sul, informou o Jerusalem Post.

Depois que o canopy se soltou de repente, o piloto e o navegador ficaram expostos a ventos fortes, um ruído ensurdecedor e temperaturas de -49 graus negativos.

“O piloto, capitão Y., e o navegador, o tenente R., conduziram o evento em condições complexas, onde havia um risco real para o avião e a tripulação”, disse um porta-voz das Forças de Defesa de Israel em um comunicado ao Jerusalem Post. “A tripulação do avião estava em total controle durante todo o incidente, agiu com sensatez, profissionalismo e grande habilidade em lidar com o raro defeito e pousou o avião com segurança na Base Aérea de Nevatim.”

O áudio do incidente divulgado pelo IDF e publicado pelo Haaretz capta o som do canopy se soltando e os aviadores gritam que vão precisar fazer um pouso de emergência.

“Estamos sem o canopy e nos aproximamos da base mais próxima”, disse o piloto aos controladores de tráfego aéreo.

O piloto foi então solicitado a diminuir a velocidade e, eventualmente, fez um pouso de emergência no aeródromo militar mais próximo, em vez de ejetar.

Um oficial da Força Aérea de Israel disse ao Jerusalem Post que não havia indicações ou avisos antes do canopy se soltar. Nenhum aviador sofreu nenhum ferimento durante o incidente.

“Foi de 0 a 100”, disse o oficial à agência de notícias.

O susto de 2 de janeiro foi apenas a terceira vez que um canopy se soltou no meio do voo nesse tipo de avião, de acordo com o Jerusalem Post. Um F-15 israelense teve que fazer um pouso de emergência em 2004, após um incidente similar, e um F-15 da Força Aérea dos EUA também teve seu canopy perdido durante um exercício de treinamento perto de Okinawa, Japão, em 2014.

O comandante da Força Aérea Israelense, Amikam Norkin, ordenou a suspensão de todos os voos de treinamento com a aeronave durante uma investigação, de acordo com o Haaretz.

FONTE: Fox News

wpDiscuz