Israel para a Croácia: venda dos caças F-16 cancelada por objeções dos EUA
Israel não poderá concluir o acordo F-16, que foi assinado com a Croácia em março passado, após as restrições de Washington ao contrato de venda, de acordo com relatos de domingo.
O diretor-geral do Ministério da Defesa, Udi Adam e Michel Ben-Baruch, chefe da SIBAT, a Direção de Cooperação e Defesa Internacional do Ministério da Defesa de Israel, deve visitar a Croácia esta semana e informar ao Ministério da Defesa croata que o acordo foi cancelado.
FONTE: ynetnews.com
NOTA DO PODER AÉREO: O Conselho de Defesa da República da Croácia anunciou em 28.03.2018, sua aprovação à compra de 12 caças usados F-16D Barak bipostos, disponibilizados pela Força Aérea de Israel.
A operação comercial custaria cerca de 500 milhões de dólares, quitados em dez parcelas.
A previsão era de que as primeiras aeronaves fornecidas por Israel pousassem na capital croata no último trimestre de 2020.
As aeronaves serviriam à recomposição do elemento de combate da Força Aérea Croata que, no período 2019-2020, desativará todos os seus 12 MiG-21bisD/UMD, reformados na Romênia, em 2003, para o padrão Lancer.
Antes de escolher os F-16 de Israel, a Croácia também avaliou o Saab Gripen C/D e F-16 Block 70/72 novos da Lockheed Martin.