Os maiores motores a jato da história estão finalmente prontos para impulsionar o maior avião da Boeing
Fotos do GE9X mostram o imenso tamanho do motor
A Boeing está pronta para estrear seu maior avião no mês que vem, e o 777X finalmente foi equipado com o gigantesco motor GE9X que impulsionará seu voo.
O avião está atualmente na fábrica de montagem da Boeing em Everett, Washington, onde as imagens mostram que ele está pairando sobre os trabalhadores enquanto eles o preparam para seu voo inaugural.
O motor GE9X é o maior motor a jato do mundo. Com aproximadamente o diâmetro de uma fuselagem inteira do Boeing 737, ele foi submetido a testes de voo em março passado, quando uma única turbina foi acoplada a um 747 de testes.
O motor inclui um fan composto de mais de 11 pés de diâmetro, enfiado em uma cápsula de motor de 14 pés e meio, ou nacele. Ele possui 16 palhetas de ventilador de material composto e fica nas asas de 118 pés do 777X, o que faz dos novos aviões os maiores jatos de dois motores do mundo.
Embora motores maiores possam potencialmente significar maior consumo de combustível e custos, a maior aeronave da Boeing é projetada para mitigar essas preocupações: as asas maiores vão gerar mais sustentação, diminuindo o consumo de combustível em 20%, disse a empresa.
Embora o GE9X seja o maior motor do mundo, não é o mais poderoso. Outra máquina da General Electric, o GE90 pode reivindicar esse título, uma vez que atingiu anteriormente 127.900 libras de empuxo em 2002. O GE9X, em comparação, gera 105.000 libras de empuxo.
O avião quase pronto é o culminar de mais de um ano de testes extensivos, com o GE9X implantado em Winnipeg, no Canadá, e em Peebles, Ohio. Mais de 700 dos enormes motores foram colocados em encomenda desde o ano passado, quando o jato se aproxima de sua chegada a um aeroporto perto de você.
FONTE: Seattle Times