Eurofighter Typhoon da Espanha

Eurofighters espanhóis

Um destacamento do Centro Logístico de Armamento e Experimentação (CLAEX), com duas aeronaves e o apoio do pessoal de manutenção da Ala 11 da Força Aérea Espanhola, deslocou-se para a base aérea de Istres, na França, onde participou de uma nova campanha de ensaios em voo com a nEUROn, demonstrador de veículo de combate aéreo não tripulado (UCAV).

O desenvolvimento do demonstrador nEUROn é o resultado de uma iniciativa europeia de um consórcio liderado pela empresa francesa Dassault Aviation, com a contribuição tecnológica dos parceiros industriais dos diferentes países envolvidos (para Espanha, a antiga EADS-CASA, agora Airbus Spain).

A participação na referida campanha de teste deve-se a um convite da Direção-Geral de Armamentos da França (DGA), para que a Espanha participe com equipamentos de combate aéreo pertencente à sua Força Aérea.

O objetivo dos testes foi avaliar a detectabilidade de um UCAV furtivo com a panóplia de sensores disponíveis nas aeronaves Eurofighter: radar ar-ar, IRST (Busca e Rastreamento por Infravermelho) e míssil IRIS-T.

Deve ser levado em conta que nEUROn foi projetado como uma aeronave furtiva, com assinaturas de radar e infravermelho muito baixas; daí o interesse de enfrentar este sistema com radares e outros sensores aéreos disponíveis em aeronaves de combate.

UCAV nEUROn
O primeiro treinamento dos Eurofighters espanhóis com o nEUROn ocorreu em novembro de 2017

FONTE: Força Aérea Espanhola

wpDiscuz