Explosão da “Mãe de Todas as Bombas” chinesa em tela capturada de vídeo

A China testou sua arma não nuclear mais poderosa, apelidada de “Mãe de Todas as Bombas” pela mídia oficial, em referência a uma munição usada pelos EUA no Afeganistão.

Em um pequeno vídeo publicado no site do fabricante estatal de armas Norinco, a enorme bomba cai sobre uma planície e produz uma gigantesca bola de fogo e fumaça negra.

Nas redes sociais, na quarta-feira, a agência de notícias oficial Xinhua descreveu a bomba pela primeira vez, chamando-a de “versão chinesa da ‘Mãe de todas as bombas'”.

A bomba – cuja força é apenas segunda em relação à de uma arma nuclear, segundo a agência – foi abandonada por um bombardeiro chinês H-6K.

Não foram fornecidos detalhes sobre a data, localização ou alcance da explosão da bomba.

Em 2017, os EUA lançaram a mais convencional bomba convencional em seu arsenal, apelidada de “MOAB” – a “Mãe de Todas as Bombas” – em uma tentativa de destruir uma rede de túneis usada pelo grupo Estado Islâmico no leste de Afeganistão.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na época que estava “orgulhoso” de suas tropas e as parabenizou pelo sucesso.

A bomba chinesa tem entre cinco e seis metros de comprimento, mas pesa menos que a versão americana, segundo o analista militar Wei Dongxu, citado pelo jornal semi-oficial Global Times na sexta-feira.

“A explosão maciça que foi gerada facilmente destruiria as fortificações terrestres”, disse Wei.

FONTE: AFP

wpDiscuz