GPS e BeiDou

Constelações do GPS e do BeiDou

A precisão de posicionamento do Sistema de Navegação por Satélite BeiDou da China atingiu 10 metros em todo o mundo e 5 metros na região da Ásia-Pacífico

PEQUIM: O Sistema de Navegação por Satélite BeiDou (BDS) da China, considerado rival do amplamente usado GPS americano, começou a fornecer serviços globais.

A construção do sistema primário do BDS-3 foi concluída, disse o porta-voz do BDS, Ran Chengqi, no dia 27 de dezembro.

“Isso significa que o BDS entrou oficialmente na era global à medida que o BDS se expande de um sistema regional para um sistema de navegação global. De agora em diante, não importa onde você vá, o BDS sempre estará com você”, disse Ran em uma entrevista coletiva em Pequim.

A precisão de posicionamento do sistema atingiu 10 metros em todo o mundo e cinco metros na região da Ásia-Pacífico. Sua precisão de velocidade é de 0,2 metros por segundo, enquanto sua precisão de tempo é de 20 nanossegundos, disse ele.

O Paquistão tornou-se o primeiro país a usar o sistema BeiDou, acabando com sua dependência do Sistema de Posicionamento Global (GPS) americano.

Batizado em homenagem ao termo chinês “Big Dipper”, o sistema BeiDou começou a servir a China no ano 2000 e a região da Ásia-Pacífico em 2012. Será o quarto sistema global de navegação por satélite após o GPS americano, o GLONASS da Rússia e o Galileo da União Europeia.

A Índia também está construindo seu sistema de navegação chamado Sistema de Satélite de Navegação Regional da Índia (IRNSS), com um nome operacional de NAVIC.

No final de 2018, havia um total de 33 satélites BDS operando em órbita para o BeiDou. Isso incluiu 15 satélites BDS-2 e 18 satélites BDS-3.

A China planeja lançar outros 11 satélites BDS-3 e um satélite BDS-2 nos próximos dois anos para formar uma rede global completa, o que aumentará ainda mais o desempenho do serviço global, disse Ran.

Mais de 14.000 empresas e organizações estão fazendo negócios relacionados ao BDS, empregando mais de 500.000 pessoas, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

O número total de pedidos de patentes de navegação por satélite na China chegou a 54.000, ficando em primeiro lugar no mundo.

Na China, cerca de 6,17 milhões de veículos, 35.600 veículos de entrega postal e expressa, bem como 80.000 ônibus em 36 grandes cidades, usam o BDS. O sistema também é usado em 3.230 instalações de navegação fluvial interna e em 2.960 instalações de navegação marítima.

FONTE: Live Mint

wpDiscuz