Primeiro voo do Rafale F3-R
No dia 10 de dezembro de 2018, o primeiro avião Rafale atualizado para o mais recente padrão F3-R da Força Aérea Francesa fez seu primeiro voo da Base Aérea 118 em Mont-de-Marsan.
Implementado pelo centro de especialização em testes aéreos da Força Aérea, o padrão F3-R é o último passo na evolução do Rafale desde sua entrada em serviço em 2004.
Concedido em dezembro de 2013, o contrato para este novo padrão permitirá principalmente que o Rafale opere o míssil ar-ar Meteor de longo alcance, o pod de designação de alvos Talios e a versão guiada a laser da Arma Modular Ar-Terra (AASM), adaptada para atingir alvos móveis.
No F3-R, há evoluções em muitos campos, mas o mais importante é aquele relacionado à segurança e à proteção da aeronave e sua tripulação: o Sistema Automático de Prevenção de Colisão no Solo (AGCAS). O sistema forma uma espécie de bolha protetora ao redor da aeronave, de modo a evitar uma colisão com o solo quando, por exemplo, um piloto perde a consciência. Esta é a primeira vez que tal sistema foi instalado em uma aeronave militar francesa.
Para o centro de testes aéreos militares da Força Aérea (CEAM), os testes de voo continuarão por vários meses para avaliar e definir a doutrina operacional e as táticas que serão recomendadas às forças armadas.
FONTE: Força Aérea Francesa