Eslováquia compra 14 caças F-16V por US$ 1,8 bilhão
O governo eslovaco assinou um contrato de aquisição de 1,6 bilhão de euros (US$ 1,8 bilhão) com o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) para fornecimento de 14 aeronaves de combate multifunção Lockheed Martin F-16V Block 70/72.
“A República Eslovaca assinou oficialmente documentos com base nos quais adquirirá 12 caças monopostos e dois bipostos”, disse o primeiro-ministro eslovaco, Peter Pellegrini, em 12 de dezembro.
O contrato inclui disposições de apoio, bem como a formação de tripulantes e pessoal de apoio terrestre. Estão também incluídos os mísseis ar-ar de longo alcance Raytheon AIM-120C7 Advanced (AMRAAM) e curto alcance AIM-9X Sidewinder.
As forças armadas eslovacas receberão as primeiras quatro aeronaves em 2022, duas das quais serão variantes de dois lugares, e as 10 aeronaves monopostos restantes até dezembro de 2023. O F-16V conta com o radar ativo de varredura eletrônica (AESA) Northrop Grumman AN/APG-83 radar (derivado do AN/APG-80 do F-16E/F Block 60 e também conhecido como Radar de Feixe Ágil Ajustável [SABR]), um novo computador de missão Raytheon, o datalink link 16, modernos displays de cockpit, um sistema avançado de guerra eletrônica e um sistema de prevenção de colisão com o solo.
A Eslováquia selecionou a versão mais recente do F-16 para substituir sua frota de 12 aviões MiG-29 “Fulcrum” fabricados na Rússia que estão se tornando obsoletos (apenas duas ou três aeronaves estão disponíveis a qualquer momento).
Fontes do Ministério da Defesa da Eslováquia (MoD) disseram que este estenderá o contrato de serviço da frota do MiG-29 até dezembro de 2023, quando as forças armadas eslovacas receberão todas as 14 aeronaves F-16. O Ministério da Defesa precisará negociar com a Rússia ou países terceiros a fim de garantir as peças de reposição necessárias para sua frota MiG-29.
FONTE: Jane’s