Sukhoi Superjet 100

Sukhoi Superjet 100

DUBAI (Reuters) – O Irã precisa de cerca de 500 aviões e deve voltar a comprar o Sukhoi Superjet 100 se a Rússia quiser vendê-los a suas companhias aéreas, disseram agências de notícias iranianas na quarta-feira.

O Irã precisa atualizar sua frota de passageiros envelhecida e está tentando evitar sanções dos EUA contra Teerã.

O Tesouro americano revogou licenças para a Boeing e a Airbus para a venda de jatos de passageiros para o Irã depois que o presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos do acordo nuclear iraniano de 2015, em maio, e voltou a impor sanções.

A maioria dos aviões comerciais modernos tem mais de 10% em peças dos EUA, o limite para a necessidade de aprovação do Tesouro dos EUA.

Mas autoridades russas foram informadas de que a Sukhoi está trabalhando na redução do número de peças dos Estados Unidos na esperança de ganhar um pedido iraniano de até 100 aeronaves.

“Se as companhias aéreas iranianas quiserem usar esta aeronave (Superjet 100) e o vendedor estiver disposto a vendê-la ao Irã, a Organização de Aviação Civil está pronta para emitir seu comentário final sobre esta aeronave”, disse Abedzadeh, chefe da Organização da Aviação Civil, à agência de notícias semi-oficial Fars Ali.

“Mas esta aeronave aderiu aos padrões mundiais e está voando atualmente, portanto não há razão para rejeitá-la”, disse Abedzadeh à Fars.

A IranAir, companhia aérea de bandeira, encomendou 200 aeronaves de passageiros – 100 da Airbus, 80 da Boeing e 20 turboélices da fabricante franco-italiana ATR antes de as licenças dos EUA serem revogadas.

“As companhias aéreas têm propostas para a compra de aviões e estamos tentando elaborar regulamentos que facilitem as importações de aviões. Considerando o mercado muito grande do Irã, precisamos de 500 aviões agora”, disse Abedzadeh à agência de notícias semi-oficial Tasnim.

FONTE: Reuters

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