F-15E lançando bomba nuclear B61 de exercício

Bomba B61-12 TKA sendo lançada por um F-15E

KIRTLAND AFB, NEW MEXICO – O Centro de Armas Nucleares da Força Aérea dos EUA (AFNWC – Air Force Nuclear Weapons Center) recebeu aprovação formal no final de outubro para entrar na fase de produção do novo conjunto de cauda guiado da bomba nuclear de gravidade B61-12, ou TKA (Tail-Kit Assembly).

“Isso marca a conclusão de um esforço de desenvolvimento altamente bem-sucedido para o kit de cauda”, disse o coronel Dustin Ziegler, diretor da AFNWC para capacidades de lançamento aéreo.

O escritório do programa AFNWC aprovou recentemente a revisão da Força Aérea sobre o desenvolvimento do sistema de armas e recebeu aprovação para encerrar sua fase de desenvolvimento de engenharia e fabricação e entrar na próxima fase para a produção do kit de cauda. Na fase de produção, o ambiente de teste abordará mais de perto os ambientes do mundo real.

Conhecido como Milestone C, a decisão de entrar nesta próxima fase marcou a conclusão de uma série de testes de voo de desenvolvimento. O escritório do programa completou um programa de testes de 27 meses em menos de 11 meses, com 100% de sucesso em todas os seus 31 lançamentos de bombas. O cronograma acelerado, assim como outras estratégias de mitigação de risco, permitiu que o escritório do programa economizasse mais de US$ 280 milhões em custos de desenvolvimento, de acordo com Ziegler.

“Os testes de voo demonstraram que o sistema funciona muito bem em seu ambiente pretendido”, disse o coronel Paul Rounsavall, líder de materiais sênior da AFNWC para a B61-12 TKA, Eglin AFB, Flórida. “Este esforço de desenvolvimento trouxe a primeira interface digital para a família de armas B61 e demonstrou a compatibilidade da B61-12 TKA com as aeronaves B-2 e F-15 da Força Aérea. Além disso, a TKA alcançou mais de cinco vezes o desempenho exigido durante os testes de desenvolvimento e está pronta para iniciar o teste operacional e a avaliação inicial.”

A Administração Nacional de Segurança Nuclear do Departamento de Energia é responsável pela montagem da bomba nuclear B61-12. A Força Aérea é responsável pela BKA-12 TKA, a integração conjunta da montagem da bomba e da TKA ao “all-up-round” da arma e sua integração com a aeronave.

Com sede na Base Aérea de Kirtland, o AFNWC é responsável por sincronizar todos os aspectos do gerenciamento de materiais nucleares em nome do Comando de Material da Força Aérea e em apoio direto ao Comando Global de Ataque da Força Aérea. O centro tem cerca de 1.100 funcionários distribuídos em 18 locais em todo o mundo, incluindo a Eglin AFB; Hanscom AFB, Massachusetts; Hill AFB, Utah; Kirtland AFB; e Tinker AFB, Oklahoma, nos EUA e Base Aérea de Ramstein, na Alemanha.

Bomba B61-12 TKA


FONTE: Força Aérea dos EUA

wpDiscuz