F-35B do Reino Unido

F-35B do Reino Unido

Um problema com o novo caça F-35 de £100 milhões da Grã-Bretanha está deixando-o suscetível a inimigos e tornando-o tão visível no radar quanto um 747.

O jato monomotor recebeu um revestimento que o torna “invisível” ao radar inimigo, mas está se desgastando mais rápido do que o esperado, com os chefes da RAF dizendo que eles precisam substituí-lo após cada voo.

Fontes da RAF agora estão dizendo que arranhões estão atrasando a entrada dos jatos no serviço operacional quando eles são enviados pela fabricante norte-americana Lockheed Martin.

A empresa, sediada em Maryland, reconheceu os defeitos no revestimento, chamados LO ou Low Observable, que dificultam a detecção dos jatos pelos radares inimigos. Eles também deixaram claro que o revestimento precisa ser substituído, mas não na freqüência com que a RAF está lidando.

Falando aos repórteres no dia da mídia da Lockheed, Jeff Babione reconheceu que eles estavam tendo um problema com o material. “Não é um problema humano; isso é apenas o resultado da nossa capacidade. Estamos nos aproximando dos limites de nossa capacidade de construir algumas dessas coisas com tecnologia precisa o suficiente”, disse Babione em reação a pedidos sem precedentes para o jato.

Uma fonte da RAF disse ao The Express: “Esta situação obviamente tem que ser retificada antes que o avião entre em serviço operacional”. A fonte também disse ao jornal que o secretário de defesa Gavin Williamson e o chefe da da RAF Sir Stephen sempre souberam sobre o problema.

FONTE: The Daily Mail Online

wpDiscuz