Partido da Liberdade da Áustria quer comprar o Saab Gripen
Governo austríaco está dividido sobre destino dos jatos Eurofighter
VIENA (Reuters) – A coalizão de governo da Áustria está dividida quanto a manter sua frota de jatos Eurofighter, com o Partido da Liberdade, de extrema direita, preferindo substituir os aviões por aviões da Saab, informou o jornal Die Presse no dia 7 de dezembro.
O ministro da Defesa, Mario Kunasek, do Partido da Liberdade, ordenou uma revisão da decisão do governo anterior de eliminar os jatos do consórcio Eurofighter, que inclui a Airbus, a BAE Systems e a italiana Leonardo.
Os conservadores do chanceler Sebastian Kurz preferem manter a aeronave, apesar de a Áustria estar envolvida em uma batalha legal com a Airbus e o consórcio. Acusa-os de fraude e engano intencional em conexão com uma compra de US$ 2 bilhões do Eurofighter em 2003. Eles negam as alegações austríacas.
A neutra Áustria atualmente opera antigas aeronaves a jato Saab 105 de treinamento, juntamente com seus jatos Eurofighter. O governo ainda precisa decidir se continua usando duas famílias de jatos ou mudando para uma, informou o Die Presse, sem identificar ou descrever suas fontes.
Porta-vozes do governo e do Ministério da Defesa não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.
É improvável que uma decisão seja tomada neste ano, como inicialmente esperado, dadas as divergências entre os dois partidos da coalizão, disse o jornal.
As duas opções preferidas – manter o Eurofighter e comprar jatos Saab Gripen por cerca de 2 bilhões de euros (US$ 2,3 bilhões) – custariam aproximadamente o mesmo, informou a Die Presse. Qualquer aquisição seria das forças armadas de outro país, acrescentou.
Manter o Eurofighter ainda exigiria várias atualizações nos jatos existentes, e é provável que eles seriam equipados com sistemas de armas extras. Um segundo tipo de aeronave também provavelmente seria comprado para operar ao lado deles, com a M-345 da Leonardo atualmente sendo a opção preferida, disse o Die Presse.
FONTE: Reuters