F-16 Netz de Israel

F-16 Netz de Israel

EUA estão furiosos com o acordo de Israel para vender antigos F16s de fabricação americana para a Croácia

Os EUA aparentemente estão bloqueando um acordo para vender antigos F-16s israelenses para a Croácia, de acordo com o Channel 10 News, informou Barak Ravid.

“O governo Trump está bloqueando a venda dos 12 caças F-16s antigos para os militares croatas”, disseram altos funcionários israelenses, disse Ravid. O valor do acordo é estimado em meio bilhão de dólares

O primeiro-ministro Netanyahu anunciou este acordo em março deste ano, após uma reunião com o primeiro-ministro croata. Três semanas atrás, no entanto, mensagens começaram a ser recebidas em Israel de que os americanos estavam bloqueando o acordo e não permitindo que Israel vendesse os aviões que Israel havia comprado originalmente dos EUA para a Croácia.

De acordo com os altos funcionários, os americanos estão com raiva de que, para derrotar os EUA na concorrência croata, Israel acrescentou aos antigos aviões americanos avançados sistemas eletrônicos fabricados por Israel para persuadir os croatas a comprarem dele.

Os americanos alegaram que Israel agiu de forma injusta e que obteve lucro nas costas dos EUA. Os americanos alegaram que os aviões americanos não deveriam ser vendidos a terceiros sem a aprovação dos EUA, quanto mais competir com os EUA.

Os altos funcionários israelenses notaram que os croatas também ficaram furiosos porque o acordo havia sido interrompido. Altos funcionários croatas recentemente transmitiram mensagens a Israel de que devem resolver a disputa com os americanos o mais rápido possível

Netanyahu levantou a questão da crise do F-16 em uma reunião com o secretário de Estado Pompeo em Bruxelas na segunda-feira. Altos funcionários israelenses notaram que Pompeo disse a Netanyahu: “Eu sou a favor, mas o secretário da Defesa, Mattis, é contra isso – ele é quem está bloqueando isso”.

O escritório de Netanyahu recusou-se a comentar. O Foreign Office em Washington disse: “Nenhum comentário”. O Departamento de Defesa dos EUA ainda não respondeu.

FONTE: Israel National News

wpDiscuz