O Exercício Cruzex 2018 transcorreu sem acidentes, mas teve alguns incidentes, com algumas ocorrências acontecendo no mesmo dia.

Um caça F-5M da FAB perdeu as sapatas de trilhos lançadores de mísseis de ponta de asa durante o pouso (assista ao vídeo abaixo).

Dois outros caças F-5M da FAB foram parar no hangar de manutenção por pane seca, devido a instrumentos que não apresentaram a leitura correta.

Um Mirage 2000P do Peru trincou o canopy e caças F-16C da USAF tiveram pane por ingestão de FOD (Foreign Object Debris). O problema causou a perda de uma turbina e sérios danos em outra, motivo pelo qual a USAF apresentou nota de protesto junto à FAB.

Um piloto de KC-135 falou informalmente que o comandante disse o seguinte: “só retornamos aqui quando resolverem os problemas de sujeira e detritos da pista e pátio de estacionamento”.

O Chile também teve problemas similares, e na quinta feira (29) pela tarde chilenos e americanos não voaram em protesto.

Para completar, um cachorro deu um baile nas pistas de taxiway, correndo de um lado para o outro na hora das decolagens.

wpDiscuz