A imagem acima foi divulgada na segunda-feira, 26/11, pela agência espacial NASA, dos Estados Unidos, e mostra foto tirada pela sonda InSight que pousou naquele dia na superfície de Marte. A sonda, chamada de “InSight lander”, possui uma câmera (Instrument Deployment Camera – IDC) em seu braço robótico, e ainda tinha uma cobertura transparente anti-poeira instalada para prevenir que partículas a atingissem. Para enviar a imagem à Terra, ela foi retransmitida pela nave não tripulada Odyssey da NASA, que orbita Marte.

A sonda enviou ao controle na Terra sinais de que seus painéis solares de 2,2 metros de largura estão abertos e coletando energia na superfície de Marte. Esses painéis são baseados nos que equiparam a sonda Phoenix, mas têm tamanho maior para permitir operações durante todo um ano marciano (equivalente a dois anos terrestres). Com os painéis solares abertos, a InSight tem o tamanho de um carro grande. As duas ilustrações abaixo dão ideia das configurações da InSight durante o pouso e em funcionamento pleno.

O programa conta com diversos parceiros europeus. Para ontem (terça-feira) a previsão era realizar experiências com o braço robótico e mais fotos do solo, para definir onde os instrumentos científicos levados pela InSight serão colocados. A expectativa é que em dois ou três meses eles funcionarão a pleno, mandando dados para a Terra. Enquanto isso, a sonda usará seus sensores meteorológicos e magnetômetro (instrumento que mede intensidade de campos magnéticos) para leituras do local de seu pouso, a planície Elysium.

O local do pouso foi escolhido, segundo informe anterior da NASA, por ser “perfeitamente plano”, parecendo-se com um “estacionamento de estádio”. Missões anteriores investigaram a superfície explorando cânions e rochas, mas o papel da InSight é estudar mais fundo o subsolo de Marte, permitindo entender melhor a formação do planeta rochoso, e para isso era necessário um lugar plano – no mapa abaixo, vê-se a posição da InSight e das sondas de missões anteriores.

Para saber mais sobre o interior de Marte a sonda utilizará instrumentos para medir ondas sísmicas, realizará perfurações mais profundas (5 metros) que anteriores para medir a perda de temperatura do solo, e outros instrumentos para coletar informações sobre o eixo de rotação do planeta, que permitirão saber mais sobre o seu núcleo.

Oferecimento dos “Abduzidos do iê iê iê”, com seu novo vídeo “Supernova

Esta série é uma oportunidade para discutir assuntos espaciais, ufológicos e afins aqui no Poder Aéreo, e é um oferecimento da banda “Abduzidos do iê iê iê, um trio de rock que alega ter sido abduzido em meados dos anos 60. Agora eles dizem que finalmente voltaram ao planeta Terra, tendo envelhecido apenas uma parcela dessas cinco décadas de ausência (Einstein explica…).

Os “Abduzidos do iê iê iê” aproveitam para divulgar seu novo vídeo abaixo, com a música “Supernova Clique na imagem para acessar o vídeo no Youtube.

Clique nos links a seguir para curtir as páginas no Instagram e Facebook, inscrever-se no canal da banda no YouTube, e seguir os passos desse trio que voltou ao planeta Terra!

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz