KAI vai apresentar o Light Armed Helicopter (LAH) em dezembro
A Korea Aerospace Industries (KAI), indústria sul-coreana de defesa, planeja lançar o protótipo do Light Armed Helicopter (LAH) para o Exército do país em dezembro, disseram autoridades no domingo.
O LAH deve substituir a velha frota dos helicópteros de ataque do Exército, incluindo MD500s e 70 AH-1S Cobras.
“Após o lançamento do protótipo da LAH no próximo mês, um teste de motor está programado para março do próximo ano e um voo inaugural em maio”, disse uma autoridade da KAI.
Baseado no helicóptero Eurocopter EC155, o LAH é projetado para voar a uma velocidade de 324 quilômetros por hora e tem um alcance de cerca de 905 km. Sua carga máxima de decolagem é de 4,9 toneladas com o helicóptero a ser equipado com um canhão de 20 mm e mísseis guiados fabricados localmente contra blindados.
O primeiro LAH operacional está definido para ser entregue às unidades no final de 2022.
Enquanto isso, a KAI retomou as negociações com as Filipinas sobre a possível venda de helicópteros multi-função da Surion KUH-1, segundo seu CEO Kim Jo-won.
A oferta de exportação da KAI foi interrompida com o acidente fatal em julho de um Marineon operado pelo Corpo de Fuzileiros Navais da Coreia do Sul. Uma equipe de investigação disse que um componente de rotor defeituoso fornecido por um subcontratado aparentemente foi responsável pelo acidente.
O Marineon é uma variante do Surion especializada para os Fuzileiros.
Kim disse que sua empresa reiniciou “conversas de tecnologia” com as Filipinas na semana passada sobre a possibilidade de fornecer Surions para o arquipélago.
Modelos concorrentes incluem o Sikorsky UH-60 Black Hawk.
Se a KAI conseguir exportar o Surion para as Filipinas, a Indonésia também poderá ser um potencial comprador, disse Kim durante uma recente coletiva de imprensa na sede da empresa em Sacheon, na província de Gyeongsang do Sul.
FONTE: Yonhap News Agency