Sukhoi Su-57/Foto: Alexander Zemlianichenko-AP

A Rússia usou a Síria, devastada pela guerra, como plataforma de testes para seu caça stealth Su-57.

A aeronave fez dez ataques pela Síria, informou o Ministério da Defesa da Rússia na segunda-feira (19), em um comunicado que acompanha o primeiro vídeo oficial das atividades da aeronave na Síria.

O caça russo de quinta geração, que ainda está em desenvolvimento, deve rivalizar com os caças furtivos F-35 e F-22 dos EUA.

Imagens de satélite de primeiro de fevereiro indicaram que a Rússia tinha enviado caças Su-57 para a Base Aérea de Khmeimim, em Latakia, na Síria. O Ministério da Defesa confirmou posteriormente o desdobramento.

Os russos estão usando a sangrenta guerra civil na Síria para testar algumas de suas mais recentes armas. O avião tem uma “necessidade de ser testado em condições de combate, em condições de resistência”, explicaram autoridades russas.

O Ministério da Defesa disse que “os voos foram realizados para confirmar as capacidades declaradas do mais novo avião em um ambiente real de combate”.

Acredita-se que a aeronave tenha participado do bombardeio de rebeldes sírios e forças do Estado Islâmico em apoio à guerra terrestre do presidente sírio, Bashar al-Assad.

wpDiscuz