Força Aérea de Israel vai atualizar frota de F-15 para complementar F-35
Além de continuar adquirindo caças furtivos multimissão F-35, a IAF decide atualizar sua frota confiável de F-15 com um modelo melhorado capaz de transportar 13 toneladas de armas com aviônicos avançados
O novo F-15IA foi escolhido pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) e pela Força Aérea de Israel (IAF) como o novo caça a ser adquirido na próxima década, de acordo com um anúncio oficial no sábado (17).
A compra já foi aprovada pelo governo, e a primeira aeronave deve chegar a Israel em 2023. Enquanto isso, a IAF continuará comprando aeronaves de ataque furtivo.
O desempenho do F-15IA, considerado superior ao antigo F-15 – que tem sido utilizado pela IAF desde 1998 – foi o que influenciou a decisão.
De fato, o novo F-15 pode voar longas distâncias, tem maior capacidade de sobrevivência, sistemas aviônicos mais avançados e uma capacidade de transporte de munições muito melhor. O jato pode transportar até 13 toneladas de armas – capacidade incomparável com qualquer outra aeronave de ataque.
No campo da guerra ar-ar, o avião F-15IA é capaz de transportar uma dúzia de mísseis, além de 28 bombas pesadas e inteligentes para alvos terrestres.
Além disso, a aeronave tem a capacidade de transportar todas as armas à disposição da IAF, incluindo mísseis israelenses exclusivos, sistemas laser e eletro-ópticos e muito mais.
O avião foi construído pela Boeing para as forças aéreas do Qatar e da Arábia Saudita, e inicialmente a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), através da qual a IAF comprou os aviões, pressionou Israel a não solicitar a compra dos jatos.
Isso porque os americanos tinham interesse em continuar o desenvolvimento da linha furtiva F-35, que foi adquirida pelas forças aéreas e navais dos militares dos EUA.
No ano passado, a USAF começou a se interessar pela nova versão do F-15, que deu a Israel luz verde para entrar em negociações para sua compra. Parece que os americanos concordaram em fornecer a Israel o novo avião, sob a condição de que continuem comprando as aeronaves de ataque furtivas F-35.
A IAF enfatizou que o novo F-15 não substituirá completamente o caça furtivo F-35, mas destina-se a reforçar os sistemas atualmente em vigor para aumentar o leque de capacidades para uma posição ideal em relação às suas missões – do Irã para Gaza.
De acordo com um documento apresentado pelas IDF ao ministro da Defesa Avigdor Lieberman, que está deixando o cargo, a IAF pretende concluir a compra do terceiro esquadrão invisível a uma cadência menor – com até três aviões por ano. Uma vez que o terceiro esquadrão esteja completo, aproximadamente daqui a 10 anos, o IAF terá pelo menos 75 aeronaves stealth F-35 à sua disposição.
O documento apresentado a Lieberman é um dos últimos a serem aprovados pelo ministro da Defesa cessante. Todas as compras das IDF nos EUA na próxima década, totalizando US$ 38 bilhões, foram submetidas para aprovação governamental.
FONTE: ynetnews.com