Começaram ao Brasil as primeiras aeronaves que vão participar do exercício operacional multinacional CRUZEX 2018.

Nas imagens deste post, uma aeronave C-17 da USAF que chegou a Natal-RN trazendo equipamentos para as forças americanas.

Nas imagens abaixo, jatos A-37 Dragonfly da Força Aérea Uruguaia em Iguaçu, a caminho de Natal, com aviões de apoio.

O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um exercício promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre os países participantes.

A edição de 2018, que acontece entre os dias 18 a 30 de novembro, na Ala 10, em Natal (RN), vai reunir 13 países, além do Brasil, em torno de cem aeronaves militares brasileiras e estrangeiras.

Trata-se do maior treinamento conjunto e multinacional promovido pela FAB – pois também reúne Marinha e Exército. O total previsto é entre 1.200 a 1.300 horas voadas.

A principal novidade do CRUZEX 2018 é o cenário de guerra não convencional, em que o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois Estados constituídos. É o perfil encontrado em missões de paz da ONU.

Nesta edição, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai vão participar com militares e aviões; Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia, Reino Unido e Venezuela, com militares.

FOTOS: Grupo de Plastimodelismo / Roberto Lúcio / Spotters de Iguaçu, via Valter Andrade

wpDiscuz