A-29 Super Tucano

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Aéreo

O BusinessMirror, de Manila, segundo maior jornal de Economia das Filipinas (tiragem diária de aproximadamente 100.000 exemplares), publicou, nesta quarta-feira (14.11), que a Força Aérea local aguarda para dezembro do ano que vem o início do recebimento dos seis turboélices A-29B Super Tucano, encomendados à Embraer no fim de novembro de 2017.

De acordo com a reportagem, as aeronaves estão sendo configuradas para cumprir missões de apoio aéreo aproximado, ataque leve ao solo, contra-insurgência, vigilância e (de forma secundária) interceptação aérea.

O território filipino é frequentemente agitado por atividades terroristas de grupos separatistas do Fundamentalismo Islâmico – entre eles o Grupo Abu Sayyaf (Portadores da Espada), que age no extremo sul do país.

As aeronaves brasileiras vão pousar na Base Aérea Danilo Atienza, sede do 16º Esquadrão de Ataque Águias, que pertence à 15ª Ala de Combate.

A base foi erguida na Ilha de Luzón, junto à localidade de Cavite City. Nela, atualmente, operam oito antiquados bimotores de origem americana Rockwell OV-10 Broncos, das versões A, C e M – aviões mantidos em voo com uma série de restrições.

A chegada dos Tucanos permitirá que os Broncos mais desgastados (entre quatro e cinco) sejam, paulatinamente, retirados da ativa. Mas a ideia é que alguns deles ainda permaneçam em operação, já que o lote de Tucanos (considerados pelos militares filipinos como aviões caros, de preço unitário no patamar dos 16 milhões de dólares) não é grande.

Iris-T

Iris T – Mas segundo o BusinessMirror, a recepção aos monomotores brasileiros é apenas uma das duas providências hoje consideradas prioritárias na Aviação de Combate filipina.

A outra é o recebimento de mísseis ar-ar fabricados pela joint venture Diehl Raytheon – possivelmente do modelo Iris T (substituto, no Ocidente, do conhecido AIM-9 Sidewinder) –, destinados aos caças leves FA-50PH comprados à indústria aeronáutica sul-coreana.

Para a imprensa filipina, a Embraer definiu o A-29B como “um avião turboélice durável, versátil e potente, capaz de realizar uma ampla gama de missões, mesmo operando a partir de pistas não preparadas”.

Caças FA-50 das Filipinas. O FA-50 é uma variante do combate do jato de treinamento T-50

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