Foi em 19 de maio de 1986, 23h15: o radar da torre do aeroporto de São José dos Campos – SP, detectou dezenas de objetos voadores não identificados movimentando-se pelo céu.

Hoje o episódio é conhecido como “a noite dos UFOs no Brasil”, ou “noite dos UFOs da FAB” pois cinco caças da Força Aérea Brasileira decolaram em para tentar interceptar os contatos. Também é conhecido simplesmente como “Noite Ufológica”, e chegou a ser investigada pela NASA, a Agência Espacial dos EUA.

Mirage e F-5

Naquela época, os principais caças da FAB eram o Mirage III e o F-5, ainda em suas configurações originais, que acumulavam pouco mais de dez anos de operação na Força (o que incluiu interceptações reais na época da Guerra das Malvinas, quatro anos antes) e faziam o Alerta de Defesa Aérea a partir de bases em Anápolis (GO), Santa Cruz (RJ) e Canoas (RS).

As interceptações não ocorreram, segundo os relatos daquela noite, pois a velocidade dos objetos voadores não identificados (OVNI, na sigla em português, ou UFO em inglês) era fantástica, assim como os padrões de voo, com deslocamentos em todas as direções, seguidos de imobilidade e novos deslocamentos rápidos.  Mas o fato é que os contatos apareciam nos radares tanto de terra quanto dos caças, descartando-se assim a hipótese de serem fenômenos meteorológicos, por exemplo.

As luzes multicoloridas que povoaram o céu naquela noite clara chegaram a ser vistas por Ozires Silva, na época presidente da Embraer e recém-nomeado para presidir a Petrobras, e que na ocasião voava num avião modelo Xingu.

Oferecimento dos “Abduzidos do iê iê iê”

Este post é uma oportunidade para discutir novamente o assunto aqui no Poder Aéreo, e é um oferecimento da banda “Abduzidos do iê iê iê, um trio que alega ter sido abduzido numa noite semelhante à de 1986, só que vinte anos antes, em meados dos anos 60. Agora eles dizem estar finalmente de volta ao planeta Terra, tendo envelhecido apenas uma parcela dessas cinco décadas de ausência (Einstein explica…).

Os “Abduzidos do iê iê iê” aproveitam para divulgar o vídeo abaixo, com uma amostra das músicas que fizeram durante suas loucas viagens com os ETs. Clique na imagem para acessar o vídeo no Youtube.

E clique nos links abaixo para curtir as páginas no Instagram e Facebook e seguir os passos da banda, agora de volta ao planeta Terra!

wpDiscuz