EP-3E Aries

MAR NEGRO – Em 5 de novembro de 2018, uma aeronave americana EP-3 Aries voando no espaço aéreo internacional sobre o Mar Negro foi interceptada por um caça Su-27 russo. Essa interação foi considerada insegura devido ao Su-27 conduzir um passe de alta velocidade diretamente na frente da aeronave da missão, colocando em risco os pilotos e a tripulação.

A interceptação do Su-27 fez um passe adicional, fechando com o EP-3 e aplicando seu pós-combustor enquanto conduzia uma curva inclinado. A tripulação do EP-3 relatou turbulência após a primeira interação e vibrações do segundo. A duração da interceptação foi de aproximadamente 25 minutos.

Enquanto os militares russos estão dentro do seu direito de operar no espaço aéreo internacional, essa interação foi irresponsável. Esperamos que eles se comportem dentro dos padrões internacionais estabelecidos para garantir a segurança e evitar incidentes, incluindo o Acordo de 1972 para a Prevenção de Incidentes no Mar e em Alto Mar (INCSEA). Ações inseguras aumentam o risco de erro de cálculo e potencial para colisões no ar.

A aeronave dos EUA estava operando de acordo com o direito internacional e não provocou essa atividade russa.

FONTE: US Navy

wpDiscuz