Saab recebe pedido da Boeing para a aeronave T-X de treinamento avançado de pilotos
A Saab recebeu um pedido da Boeing para a fase de Desenvolvimento de Engenharia e Manufatura (EMD) da Advanced Pilot Training Aircraft, T-X. O valor deste pedido é aproximadamente US$ 117.6 milhões. O pedido será executado até 2022.
A Saab e a Boeing foram selecionadas pela Força Aérea dos EUA em 27 de setembro para o programa T-X, uma nova era na parceria da Saab e da Boeing no futuro.
O programa T-X é dividido em várias fases. Este pedido diz respeito à primeira fase, EMD, na qual a Saab e a Boeing industrializam a aeronave T-X junto com o cliente. O EMD inclui testes, certificação de voo militar dos EUA e entrega de cinco jatos.
A fase EMD será seguida por uma fase de produção em série.
“Esta encomenda é um passo empolgante para toda uma nova era quando se trata de jatos de treinamento. Ele estabelece as bases para o nosso trabalho conjunto por muitos anos. Estamos ansiosos para dar os próximos passos juntos com a Boeing”, diz Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.
A Saab e a Boeing desenvolveram as aeronaves T-X juntas. A Saab é uma parceira de compartilhamento de risco com a Boeing no desenvolvimento. A Boeing é a contratada principal designada para a aquisição do sistema de treinamento de pilotos avançados pela Força Aérea dos EUA.
A Saab atende o mercado global com produtos, serviços e soluções líderes mundiais em defesa militar e segurança civil. A Saab tem operações e funcionários em todos os continentes do mundo. Através de um pensamento inovador, colaborativo e pragmático, a Saab desenvolve, adota e aprimora novas tecnologias para atender às necessidades de mudança dos clientes.
FONTE: Saab