Sukhoi Su-57

Sukhoi Su-57

MOSCOU – Os testes dos caças de quinta geração Su-57 da Rússia continuam em regime normal, a aeronave será entregue às Forças Aeroespaciais russas dentro do cronograma, segundo o vice-ministro da Defesa da Rússia, Alexei Krivoruchko.

“A entrega de jatos de combate multifunção Su-57 às unidades de aviação das Forças Aeroespaciais da Rússia será realizada de acordo com o programa estatal de aquisição de armas até 2027”, disse ele.

O Su-57 (também conhecido como Prospective Airborne Complex da Frontline Aviation – PAK FA ou T-50) é um jato de combate multifunção de quinta geração da Rússia. Ele é projetado para destruir todos os tipos de alvos aéreos e terrestres e navais, monitorar o espaço aéreo a longas distâncias da base de desdobramento, destruir quartéis-generais, postos de comando e sistemas de controle do adversário.

O jato pode empregar uma ampla gama de armas guiadas e não guiadas, incluindo mísseis ar-ar de curto, médio e longo alcance, mísseis guiados ar-terra de várias famílias, bombas inteligentes de 250, 500 e 1.500 kg (a última de transporte externo).

A forma da aeronave, materiais e revestimento refletem e absorvem ondas de radar, bem como sistemas de guerra eletrônica, diminuem a assinatura do Su-57. A assinatura do radar é diminuída quando as armas são transportadas dentro da aeronave. As medidas enfraquecem o sinal e o desviam da fonte. Radares adversários não recebem informações sobre a localização e a velocidade da aeronave. A assinatura ótica baixa é fornecida pela pintura de camuflagem digital (pixel) do avião.

Um protótipo T-50 com motores de primeira fase (tipo 117) fez seu primeiro voo em janeiro de 2010. Dez aeronaves participaram dos testes de voo no âmbito do programa PAK FA. O T-50 com motores de segunda fase (tipo 30) fez o voo inaugural em dezembro de 2017.

Em fevereiro de 2018, dois T-50 foram testados na Síria, onde eles dispararam mísseis de cruzeiro operacionais-táticos.

FONTE: TASS

wpDiscuz