Suécia oferece à Bulgária 8 novos caças Gripen C/D
SOFIA (Bulgária) — A Suécia se ofereceu para fornecer à Bulgária 8 novos jatos Gripen C/D equipados com a mais nova configuração MS20, em resposta ao pedido de propostas recebidas do Ministério da Defesa em Sofia, informou a Saab no dia 2 de outubro.
O primeiro jato pode ser entregue dentro de 24 meses após a assinatura do contrato, disse a Saab em um comunicado.
O aprimoramento da capacidade do Gripen Material System 20 (MS20) para o Gripen C-series envolve atualizações de hardware e software, proporcionando melhorias e novas funcionalidades tanto em termos da própria aeronave quanto dos sistemas auxiliares de suporte e treinamento, de acordo com o fabricante.
No dia 1 de outubro, o Ministério da Defesa da Bulgária disse que EUA, Suécia e Itália responderam ao pedido da Bulgária de propostas para o fornecimento de até 16 caças a jato. Os EUA se ofereceram para fornecer novos jatos F-16 ou F-18, enquanto a Itália ofereceu aviões usados da Eurofighter, disse o ministério.
Um grupo de trabalho nomeado pelo primeiro-ministro da Bulgária deverá concluir a avaliação das ofertas até 19 de outubro, embora o prazo possa ser prorrogado. Após a conclusão da avaliação, um segundo grupo de trabalho também nomeado pelo primeiro-ministro manterá conversações com os licitantes sobre o potencial de melhoria das ofertas.
Em julho, a Bulgária enviou pedidos de propostas para o fornecimento de até 16 aeronaves de combate multiuso ou usadas para sete países – EUA, Portugal, França, Alemanha, Israel, Itália e Suécia.
A Bulgária solicitou ofertas para o fornecimento de jatos F-16 e F/A-18 Super Hornet novos ou usados dos Estados Unidos, Dassault Rafale novo ou usado da França, Gripen C/D da Suécia, novos jatos Eurofighter Tranche 3 da Alemanha, Eurofighter Tranche 1 usados da Itália e F-16 usados de Portugal e Israel.
Em junho, o parlamento da Bulgária aprovou um plano para a aquisição de aviões de combate compatíveis com a OTAN, para substituir a frota envelhecida dos jatos MiG-29 de fabricação russa da Força Aérea do país. De acordo com o plano, a aeronave será comprada em duas etapas.
A primeira etapa do projeto prevê a compra de não menos do que oito aeronaves para um total estimado em cerca de 1,8 bilhão de levs (US$ 1,1 bilhão/920,3 milhões de euros). A primeira etapa também prevê a prestação de apoio logístico integrado por um período de três anos, serviços de treinamento e equipamentos de treinamento, bem como equipamentos de apoio em terra.
Em 2016, a Bulgária lançou uma licitação para a aquisição de um novo tipo de aeronave de combate, mas em setembro de 2017 o comitê parlamentar ad hoc criado para supervisionar o processo de seleção recomendou relançar o procedimento, dizendo que um dos participantes do concurso havia sido injustamente desclassificado da corrida.
A Otan informou no início deste mês que espera que os gastos com a defesa aumentem para 1,56% do PIB em 2018, de 1,27% em 2017. Os gastos com a defesa da Bulgária chegaram a 1,26% do PIB em 2016. Na cúpula da Otan no País de Gales em 2014 a Bulgária comprometeu-se a atingir uma meta de despesas de defesa de 2% do PIB, a atingir nos 10 anos seguintes.
FONTE: SeeNews
NOTA DO EDITOR: Segundo a Saab, o Gripen C/D é um sistema comprovado, em serviço operacional com as forças aéreas da Suécia, África do Sul, Hungria, República Tcheca e Tailândia. A Escola Britânica de Pilotos de Teste do Império (UK ETPS) usa o Gripen como sua plataforma de jato rápido para pilotos de testes de todo o mundo.
Com o Gripen, a República Tcheca e a Hungria, Estados membros da OTAN, participaram com sucesso de missões da OTAN e exercícios conjuntos com outros países da OTAN.
O desenvolvimento do Gripen C/D está em andamento e o sistema permanecerá operacional por pelo menos mais 30 anos.