DHC-5 Buffalo, um ‘quase’ All American Made
Por Roberto F. Santana
Após a Segunda Guerra Mundial a liderança norte-americana na indústria aeronáutica era quase que absoluta e até hoje vários componentes de aeronaves feitas no Ocidente são fabricados nos Estados Unidos.
Alguns fabricantes, entretanto, lograram certa independência, como a multinacional europeia Airbus.
Nos anos setenta e oitenta, a fabricante de aeronaves de Havilland Canada produzia o DHC-5 Buffalo, porém, a aeronave tinha até 89% de seus componentes produzidos nos Estados Unidos.
Veja na ilustração, alguns desses componentes:
- Os motores CT64-820-4 eram produzidos pela General Electric; Lynn, Massachusetts.
- Aquecimento e refrigeração da cabine e compartimento produzidos pela Air Research; Torrence, Califórnia.
- Unidade de Força Auxiliar (APU), produzida pela Solar; San Diego, Califórnia.
- Chapas de alumínio, parafusos e rebites, produzidos por vários fornecedores norte-americanos.
- Aviônica, piloto automático, instrumentos de voo e motor, produzidos nos Estados Unidos, pela Sperry Avionics, Collins, Bendix e General Electric.
- Hélices produzidas pela Hamilton Standard; Windsor Locks, Connecticut.
- Montantes dos motores produzidos pela Lord; Erie, Pensilvânia.
- Rodas, freios e pneus, produzidos pela B.F. Goodrich; Troy, Ohio.