O substituto do avião Bandeirante vai ser lançado este mês
No ano em que o avião EMB-110 Bandeirante completa 50 anos do primeiro voo, um projeto 100% brasileiro está sendo desenvolvido por engenheiros que trabalharam na Embraer e promete atender as demandas dos diversos mercados de transportes aéreo do Brasil, países vizinhos e Forças Armadas.
A DESAER, estabelecida nas instalações da Incubaero no DCTA, um pool de start-ups e pesquisa de alta tecnologia dentro do Departamento de Ciência e Tecnologia da Força Aérea Brasileira em São José dos Campos-SP, está desenvolvendo uma aeronave com baixo custo de aquisição, operação e manutenção, capaz de voar fazendo transporte de carga e de passageiros, oferecendo mais segurança de voo em regiões remotas como a Amazônia.
O ATL-100 é um avião bimotor de asa alta, tradicional, empenagem convencional, estrutura semi-monocoque com seção central da fuselagem em material metálico, não pressurizado, com superfícies de comando, rampa traseira e partes não estruturais em material composto, trem de pouso triciclo fixo e alcance com MTOW de 19.000 libras de 1.600 km.
Uma dos pontos fortes do novo avião será sua rampa de carga, que poderá receber até 3 pallets LD3 na versão fullcargo, versões quick-change para ambulância, evacuação humanitária e paraquedistas equipados. Poderá também ser equipado para realizar missões de patrulhamento, vigilância, inteligência e reconhecimento.
O ATL-100 terá 2 motores com 1.000SHP de potência cada um, com uma velocidade máxima aproximada de 430 km/h, podendo transportar 2.500 kg de carga ou 21 passageiros.
O lançamento oficial da aeronave está marcado para o dia 17 de outubro e, se tudo der certo, sua produção deverá começar daqui a 5 anos.
ESPECIFICAÇÕES | |
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Modelo | ATL-100 |
Certificação | ANAC – 23.3(d) – Commuter |
Motores | 2x 1000SHP class |
Propulsores | TBD |
Pressurização | Não pressurizado |
Tipo de Asa | Asa-alta |
Trem de pouso | Triciclo fixo |
Rampa de carga traseira | Sim |
Configuração Interna | 1/2 tripulantes + 19 pax / 12 paraquedistas + 2 /cargo/ ambulância |
PERFORMANCE | |
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Máxima Velocidade de Cruzeiro (Km/h) | ~430 |
LRC (Km/h) | ~380 |
Máxima razão de subida (m/s) | 8 |
Alcance Máximo RBAC – MTOW – Carga Máxima (km) | 570 |
Alcance Máximo RBAC – Máximo de Combustível (km) a LRC/3.000m/ISA | 2.015 |
DIMENSÕES | |
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Comprimento: | 16 m (52 ft 49 in) |
Altura: | 6 m (19 ft 68 in) |
Envergadura: | 20 m (65 ft 61 in) |