EMBRAER EMB-312. Tucano, 35 anos. O dia 29 de setembro de 2018 marcou os 35 anos de operação de um avião que se tornou um marco na história da Força Aérea Brasileira e de mais 15 nações no mundo que operaram o treinador turboélice avançado da EMBRAER.

Em alguns países serviu apenas como treinador, em outros também como plataforma de ataque e até mesmo caça garantindo a soberania do espaço aéreo. Já no Brasil, além de cumprir todas essas missões, serviu por quase 30 anos na famosa Esquadrilha da Fumaça.

​O Tucano mudou a forma de treinamento intermediário e avançado no mundo. Quando todos voavam jatos, a EMBRAER apostou num novo modelo de treinamento que seria mais eficaz e com custo muito mais baixo de aquisição e operação.

Entretanto, tinha assentos ejetáveis, com instrutor e aluno sentando um na frente do outro ao invés da configuração lado a lado. O aluno completava o curso avançado utilizando 20% a menos das horas de voo se comparado a um jato.

Tinha um cockpit semelhante aos dos caças de 3ª geração da sua época, o que facilitava em muito a conversão do piloto militar para a aviação supersônica. Através de simples procedimentos era possível fazer o acionamento do motor. Uma única manete controlava a sua potência. Era um turboélice com alma de jato!

A história do Tucano é contada através de um documentário de mais de 100 minutos de duração, feito por iniciativa do jornalista e fotógrafo João Paulo Zeitoun Moralez, que foi lançado e disponibilizado gratuitamente em alta resolução na internet em 29 de setembro de 2018 – 35 anos depois de entrar em serviço na Força Aérea Brasileira.

Um time de ases como o Coronel Aparecido Camazano Alamino, Ary Guilherme Leber, Celso Luis Cardoso Vilarinho, Ruy Flemming e Ozires Silva estão presentes no documentário.

Para assistir ao vídeo, acesse www.tucano35.com

YT-27 Tucano no primeiro voo
Publicidade do Tucano no ano de seu primeiro voo
wpDiscuz