Acidente com caça F-35B do USMC nos EUA
Um caça F-35B Lightning II Joint Strike Fighter do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA caiu nesta sexta-feira na Carolina do Sul, perto da Marine Corps Air Station (MCAS), em Beaufort, segundo a ABC News e outros meios de comunicação, citando autoridades militares.
O piloto ejetou e seu estado está sob observação, segundo o informe de um oficial. A aeronave militar, reconhecida como a arma mais cara dos Estados Unidos, caiu pouco antes do meio-dia em um acidente de Classe A a apenas oito quilômetros da estação aérea, informou o Gabinete do Xerife do Condado de Beaufort ao jornal The Herald.
Um acidente de Classe A é um incidente grave envolvendo mais de US$ 2 milhões em danos ou a destruição total da aeronave.
O MCAS na Carolina do Sul é o lar de cinco esquadrões de F/A-18 e um esquadrão de F-35B.
O acidente acontece apenas um dia depois que o F-35B do USMC atingiu um importante marco no Afeganistão, onde a aeronave fez sua estreia em combate na quinta-feira contra alvos do Talibã.
Embora tenham ocorrido acidentes, incêndios e incidentes, como quando um F-35B pegou fogo há dois anos, isso marca o primeiro acidente do F-35, informou o Corpo de Fuzileiros Navais.