Caça F-35B Lightning II pronto para decolar do do navio de assalto anfíbio USS Essex (LHD 2)

Caça F-35B Lightning II pronto para decolar do navio de assalto anfíbio USS Essex (LHD 2)

O caça F-35B Joint Strike Fighter dos EUA fez seu primeiro ataque aéreo nas últimas 24 horas, de acordo com três autoridades de defesa dos EUA.

O ataque ocorreu no Afeganistão contra um alvo fixo do Talibã. A aeronave envolvida era a variante do Corpo de Fuzileiros dos EUA (USMC) que voa a partir do navio de assalto anfíbio USS Essex.

O jato furtivo F-35 é considerado o sistema de armas mais caro da história, e seu desenvolvimento foi atingido por vários atrasos antes de ser considerado pronto para combate.

Ele é apontado como o futuro da aviação militar: uma aeronave letal e versátil que combina capacidades furtivas, velocidade supersônica, extrema agilidade e tecnologia de ponta de fusão de sensores, de acordo com a Lockheed Martin, principal fabricante do avião.

O F-35B é uma das três variantes do avião F-35 e o único com a capacidade de pousar verticalmente como um helicóptero. Ele também pode decolar de um espaço muito mais curto do que outros jatos de combate. A variante do Corpo de Fuzileiros Navais foi a primeira a ser designada como pronta para combate.

O F-35 tem sido o favorito do presidente Donald Trump, que elogiou a aeronave várias vezes por ser “invisível”. A aeronave tem capacidade reduzida para ser vista por radares adversários, mas não é invisível.

FONTE: CNN

wpDiscuz