Ilyushin Il-20

Ilyushin Il-20

Uma aeronave russa Ilyushin Il-20 com 14 militares russos saiu do radar na Síria durante um ataque de Israel na província de Latakia, afirmou o Ministério da Defesa da Rússia.

O MOD russo confirmou em um relatório que os controladores de tráfego aéreo perderam o contato com o avião na noite de segunda-feira.

Ele declarou: “Em 17 de setembro, por volta das 23h (horário de Moscou), a comunicação com a tripulação da aeronave russa Il-20 foi perdida quando estava sobre o Mar Mediterrâneo, a cerca de 35 quilômetros da costa da Síria, na sua rota de volta para a base aérea Hmeymim “.

Uma missão de busca e resgate está em andamento.

Segundo fontes militares, a província síria de Latakia foi submetida a um ataque de mísseis vindo da direção do mar.

A agência de notícias SANA informou que a instituição técnica da indústria na cidade de Latakia foi o alvo dos ataques.

Ela acrescentou que não se sabe imediatamente quem disparou os mísseis.

Os radares russos também registraram o lançamento de mísseis da fragata francesa Auvergne.

No entanto, um funcionário dos EUA com conhecimento do ataque, rejeitou as alegações da Rússia e disse à CNN que a aeronave de patrulha marítima foi inadvertidamente abatida pelo regime sírio.

O funcionário alegou que o regime estava tentando impedir os mísseis israelenses.

Os militares israelenses se recusaram a comentar as alegações de que estavam por trás do ataque à Síria.

O ataque em Latakia ocorre apenas um dia depois que os líderes da Rússia e da Turquia concordaram em estabelecer uma zona desmilitarizada na província síria de Idlib, o último grande enclave mantido por rebeldes que se opõem ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

A zona será estabelecida antes de 15 de outubro e terá 9-12 milhas de profundidade.

A tentativa de recapturar a região é vista pela Rússia e pelo Irã como um objetivo vital para reprimir a rebelião contra o líder sírio.

No entanto, o acordo entre os dois líderes provavelmente atrasará uma ofensiva da Síria e seus aliados russos e iranianos.

A Turquia teme que isso crie uma crise humanitária perto de sua fronteira.

Autoridades da ONU alertaram que mais de 30 mil pessoas já foram forçadas a fugir da região.

FONTE: Daily Express

CNN: Regime sírio acidentalmente abate avião militar russo

Uma aeronave de patrulha marítima russa com várias pessoas a bordo foi inadvertidamente derrubada pela artilharia antiaérea do regime sírio na segunda-feira depois que os sírios foram atacados por mísseis israelenses, de acordo com um oficial americano com conhecimento do incidente

A autoridade dos EUA disse que o regime estava realmente tentando impedir uma onda de ataque de mísseis israelenses. Um segundo funcionário confirmou que Israel era responsável pelos ataques com mísseis ao regime sírio.

A agência de notícias estatal russa TASS informou que uma aeronave militar russa IL-20 com 14 pessoas a bordo desapareceu sobre o Mediterrâneo na segunda-feira.

De acordo com a TASS, o Ministério da Defesa especificou que “o registro do IL-20 desapareceu dos radares durante o ataque de quatro aviões israelenses F-16 contra alvos sírios na província de Latakia”.

Os israelenses haviam disparado vários mísseis contra alvos na área costeira de Latakia, onde a Rússia baseou grande parte de sua presença militar, incluindo aeronaves. Em uma tentativa de contra-atacar os israelenses, os sírios lançaram um extenso fogo antiaéreo, disse o oficial e a aeronave russa foi atingida.

Os EUA descobriram sobre o incidente porque as forças sírias transmitiram uma chamada de rádio de emergência de busca e salvamento em uma frequência internacional. Os EUA receberam uma mensagem direta de outro país sobre o tipo de aeronave e as circunstâncias do incidente. O funcionário não identifica esse país, mas é provável que a Rússia seja a única nação que saiba exatamente que tipo de aeronave foi abatida.

Um porta-voz do Pentágono disse à CNN que os mísseis não foram disparados pelos militares dos EUA, mas não falou sobre quem estava por trás dos ataques. Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel se recusou a comentar os informes.

A aeronave foi abatida por um sistema antiaéreo que os russos venderam para os sírios há vários anos, disse a autoridade. A rede de defesa aérea síria no oeste da Síria é muito densamente povoada com mísseis antiaéreos e sistemas de radar.

Em fevereiro, a tripulação de dois homens de um F-16 israelense foi ejetada de seu avião quando um míssil explodiu perto deles, danificando seus caça quando eles terminaram de conduzir uma missão contra as forças sírias.

Um oficial de defesa israelense disse à CNN no início deste mês que Israel atingiu a Síria 200 vezes nos últimos 18 meses para impedir o envio de armas iranianas para a região.

wpDiscuz