F-16D da Força Aérea Grega

F-16D da Força Aérea Grega

A Lockheed Martin anunciou que vai iniciar hoje a atualização de 85 jatos gregos F-16 com o sistema Viper Block 70/72.

Fazendo o anúncio na semana passada durante uma coletiva de imprensa em Thessaloniki foi o VP de Desenvolvimento de Negócios da Lockheed Martin na Europa Dennys Plessas, que explicou o cronograma da atualização e disse que “uma grande parte do trabalho terá lugar na Grécia.”

Os primeiros dois anos serão gastos em engenharia para o protótipo e o registro dos sistemas. A instalação em caças gregos ocorrerá durante o terceiro ano do programa, e os pilotos da Força Aérea Helênica serão treinados no quarto ano. O treinamento está previsto para ser breve, como ele disse, por causa da experiência dos pilotos de caça gregos.

A atualização dos 85 aviões de combate Viper “fornecerá à Força Aérea Grega uma aeronave inteiramente nova, já que o único elemento que manteremos é a fuselagem”, disse Plessas.

Ele acrescentou que os F-16 e os F-22 e F-35 de quinta geração compartilham alguma tecnologia, incluindo os novos radares a serem instalados (modelo de varredura digital APG-83).

Entre outras questões, Plessas disse que 70% da última edição dos aviões de transporte Hércules, o modelo J, entregue pela Lockheed Martin à Austrália, “foi feita por mãos gregas”.

F-16 Block 70

FONTE: Greek City Times

wpDiscuz