EUA consideram aplicar sanções contra a Sukhoi
A empresa russa Sukhoi é uma das maiores produtoras de aeronaves militares do mundo e membro da United Aircraft Corporation
WASHINGTON, 13 de setembro / TASS /. O Tesouro dos EUA está considerando a possibilidade de introduzir sanções contra a empresa russa Sukhoi, supostamente porque seus aviões podem ter sido usados em ataques químicos na Síria, afirmou na quinta-feira o secretário adjunto de Financiamento Terrorista, Marshall Billingslea, durante uma sessão da Câmara dos Representantes.
Os congressistas perguntaram a Billingslea se o governo de Washington está planejando introduzir sanções contra a empresa Sukhoi. “Essa é uma ótima pergunta. Estamos analisando a Sukhoi. Obviamente, estamos muito preocupados que a aeronave deles possa ter sido usada em ataques com armas químicas contra pessoas inocentes na Síria, por exemplo, e se isso for um caso inaceitável”, respondeu o secretário.
Segundo o congressista Bill Keating, a administração dos EUA está deliberadamente deixando de fora empresas, como a Sukhoi, que continuam “a permitir atividades russas na Ucrânia e atividades russas na Síria”.
O congressista Ted Lieu perguntou ao secretário adjunto por que os EUA não introduzem sanções contra a Sukhoi devido a seus contratos com o Irã. “Os jatos de combate Sukhoi estão em todo lugar, não apenas com o Irã. Mas também os jatos de passageiros Sukhoi estão em operação aqui nos Estados Unidos e em outros lugares. Então, acho que precisamos manter isso em mente”, declarou Billingslea.
A empresa Sukhoi é uma das maiores produtoras de aeronaves militares do mundo e membro da United Aircraft Corporation.
FONTE: TASS