EUA bloqueiam sobrevoo de novo avião russo Tu-214ON
Os Estados Unidos bloquearam a admissão do avião de vigilância russo Tu-214ON para voos de observação no âmbito do Tratado dos Céus Abertos (Open Skies).
O chefe do Centro Nacional Russo de Redução de Risco Nuclear, Sergei Ryzhkov, realizou um evento na base russa Kubinka (2 a 11 de setembro de 2018) para a certificação internacional do novo tipo russo Tu-214ON (Matrícula RF-64525).
Como sucessor do Tu-154 russo (RF-85655) no Open Skies, o Tu-214ON é equipado com uma câmera digital de fabricação russa, designada OSDCAM4060. Nos dias 6 e 7 de setembro de 2018, alguns voos de teste foram realizados no aeródromo de Taganrog, pelo que os peritos estrangeiros puderam certificar-se de que as configurações da câmara digital cumprem os requisitos do acordo Open Skies.
De acordo com Ryzhkov, 22 dos 23 países assinaram o protocolo para a aceitação de sobrevoos do Tu-214ON. Durante o evento, o chefe da delegação dos EUA anunciou seu bloqueio por sobrevoos, sem uma explicação clara para a recusa.
No fundo, sabe-se que os EUA já haviam acusado a Rússia de violar o tratado ao limitar os voos de vigilância sobre Kaliningrado, um enclave russo situado entre a Polônia e a Lituânia.
A Rússia insiste no regresso dos EUA ao Open Skies e exige uma clarificação da situação que surgiu de acordo com as suas disposições.
Na foto, o Tu-214ON fotografado por Alex Snow em Kubinka. A inscrição Otkrytoe Nebo na fuselagem significa Céus Abertos em russo.
O Tratado dos Céus Abertos foi assinado por 27 países em 1992. Seu objetivo principal é ajudar a verificação da implementação dos acordos de controle de armas nucleares.
FONTE: Scramble Magazine / FOTO: Alex Snow