Indonésia, Índia e Vietnã não serão afetados pela CAATSA
A agência estatal de notícias Antara, da Indonésia, informou que o secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, assegurou à Indonésia que ela não será sancionada com um embargo pela compra de equipamentos militares da Rússia.
A Indonésia está em processo de compra de jatos de combate Su-35 russos e está preocupada com a possibilidade de que a transação acione a lei Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act (CAATSA, na sigla em inglês) dos EUA.
Uma declaração oficial vista pela Antara afirma que a Indonésia, a Índia e o Vietnã não serão afetados pela CAATSA.
Mattis continuará a convencer o Congresso dos EUA a permitir que vários parceiros estratégicos do país comprem armas da Rússia sem qualquer sanção após a implementação da CAATSA a partir do ano passado, de acordo com um dos pontos apresentados em uma reunião com o ministro da Defesa da Indonésia, Ryamizard Ryacudu, em Washington DC, em 28 de agosto.
O ministro Ryamizard agradeceu a Mattis por ter convencido o Congresso a abandonar a sanção e que a aquisição do Sukhoi Su-35 pela Indonésia foi feita muito antes da implementação da CAATSA.
“No futuro, a Indonésia comprará vários equipamentos do sistema de defesa dos Estados Unidos, como a aeronave de transporte C-130 Hercules e outras aeronaves de transporte pesado”, revelou Ryamizard.