TEERÃ (Tasnim) – O presidente iraniano, Hassan Rouhani, compareceu na terça-feira a uma cerimônia em Teerã, na qual o primeiro jato de combate do país projetado e fabricado por especialistas militares nacionais foi revelado.

A aeronave homônima apelidada de “Kowsar” foi inaugurada antes do Dia Nacional da Indústria de Defesa, que será marcado no dia 22 de agosto.

O jato de combate avançado foi fabricado após uma extensa pesquisa e esforços dos especialistas do Ministério da Defesa iraniano.

Goza de capacidades como uma arquitetura altamente integrada e um sistema de controle de tiro usando a quarta geração das redes de dados digitais.

A aeronave é capaz de transportar várias armas e é usada para missões de apoio aéreo a curta distância.

Especialistas militares e técnicos iranianos fizeram nos últimos anos grandes progressos na fabricação de uma ampla gama de equipamentos autóctones, tornando as forças armadas autossuficientes na esfera de armas.

As autoridades iranianas ressaltaram repetidas vezes que o país não hesitará em fortalecer suas capacidades militares, incluindo seu poder de mísseis, que são totalmente voltados para a defesa, e que as capacidades de defesa do Irã nunca estarão sujeitas a negociações.

Em fevereiro, o líder da Revolução Islâmica, Ayatollah Seyed Ali Khamenei, pediu esforços para manter e aumentar as capacidades de defesa do Irã, atacando os inimigos por disputar o programa de mísseis do país.

“Sem um momento de hesitação, o país deve se mobilizar para adquirir o que for necessário para a defesa, mesmo que o mundo inteiro se oponha a ele”, disse o aiatolá Khamenei em 18 de fevereiro.

FONTE: Tasnim News Agency

NOTA DO PODER AÉREO: O Irã de tempos em tempos lança alguma “nova” aeronave baseada no F-5.

wpDiscuz