Caça Su-57 com pod designador de alvos 101KS-N

Caça Su-57 com pod designador de alvos 101KS-N abaixo da tomada de ar esquerda

Viktor Bondarev afirmou que os protótipos do Su-57 foram enviados para a base aérea russa de Hmeymim, na Síria, há seis meses

MOSCOU, 19 de agosto /TASS/. O avião de caça de quinta geração Su-57 da Rússia provou seu valor durante a missão de combate na Síria, disse um importante legislador russo neste domingo.

“O Su-57 completou com sucesso o primeiro estágio dos testes estatais e provou todas as suas características de voo. Ele provou seu valor não apenas em bases de testes, mas também em operações reais de combate”, disse Viktor Bondarev, presidente do comitê de defesa e segurança do parlamento superior da Federação Russa, aos jornalistas.

Ele lembrou que os protótipos-piloto Su-57 foram enviados para a base aérea russa Hmeymim, na Síria, seis meses atrás.

O Su-57 “tem um enorme potencial de modernização que será suficiente por cinquenta anos”, disse ele, acrescentando que o equipamento eletrônico a bordo do avião é construído sobre os princípios da arquitetura aberta.

“Na verdade, esse jato de combate tem tudo o que é necessário para mais tarde ser desenvolvido em um avião de guerra não-tripulado totalmente automático”, disse Bondarev.

O presidente da United Aircraft Corporation (UAC) da Rússia, Yuri Slyusar, disse no início do dia que o UAC e o Ministério da Defesa da Rússia planejam assinar um contrato para o primeiro lote de jatos Su-57 até o final deste verão.

O caça russo Su-57 de quinta geração possui tecnologia stealth com amplo uso de materiais compostos, é capaz de manter a velocidade de cruzeiro supersônico e é equipado com o mais avançado equipamento rádio-eletrônico a bordo, incluindo um poderoso computador de bordo chamado segundo piloto eletrônico).

O sistema de radar é distribuído pela fuselagem e entre outras inovações, destaca-se o armamento transportado internamente. O sistema de controle a bordo do avião é capaz de acompanhar até 60 alvos e abrir fogo em 16 deles simultaneamente.

Esses aviões devem chegar às forças em 2019. O lote piloto será composto por 12 aviões Su-57.

FONTE: TASS

wpDiscuz