Ministério da Defesa da Rússia vai adquirir mais 36 caças Su-30SM
“Até o final do ano, o Ministério da Defesa russo comprará pelo menos 36 caças Su-30SM, aquisição que se tornará um dos maiores contratos de 2018”, informou o jornal Vedomosti.
No final de 2018, deverão ser adquiridos pelo menos 36 caças multifuncionais Su-30SM para as Forças Aéreas e Espaciais e Aviação da Marinha, produzidos pela Irkutsk Aircraft Plant.
A IAZ, é uma parte da Irkut Corporation controlada pela United Aircraft Corporation (UAC).
A compra foi relatada ao Vedomosti por um interlocutor na indústria aeronáutica e confirmado por uma pessoa próxima ao Ministério da Defesa. Segundo ele, o valor do contrato será de cerca de 70 bilhões de rublos (US$ 1,04 bilhão).
Na terça-feira, em entrevista ao Vedomosti, o presidente da UAC, Yury Slyusar, disse que o contrato para o caça deste tipo previsto para ser assinado em 2018 “garantirá o funcionamento da IAZ nos próximos anos ao nível de 12-14 aviões por ano”.
Além disso, de acordo com Slyusar, o Su-30 tem boas perspectivas de exportação: “As aeronaves são vendidas em um grande número de países e, esperamos, serão vendidas mais ainda”.
No total, desde 2012, o Ministério da Defesa contratou 116 caças Su-30SM baseados no caça Su-30MKI desenvolvido para a Índia. 88 aviões foram encomendados para a VKS e 28 para a aviação naval da Marinha, e as entregas sob contratos existentes seriam concluídas em 2018.
Além da Índia, esses aviões também foram exportados para a Malásia, Argélia, Cazaquistão e, no futuro, essas aeronaves poderão ser entregues a Mianmar e à Bielorrússia.
COLABOROU: Rustam Bogaudinov