T-50

Lockheed-KAI T-50

Um consórcio da Lockheed Martin e da Korea Aerospace Industries (KAI) apresentou uma proposta no dia 15 de agosto para licitar um projeto de jatos de US$ 16 bilhões (18 trilhões de won) da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

“A Lockheed Martin apresentou sua proposta final às 15h35min desta quarta-feira (horário local) para a Força Aérea dos EUA. Nada específico foi confirmado sobre os próximos cronogramas em relação à oferta”, disse o fabricante de aviões coreano.

O projeto tem como objetivo substituir os obsoletos jatos T-38C de treinamento de pilotos da Força Aérea dos EUA, por novas aeronaves. O treinador a jato T-50A do consórcio Lockheed-KAI está concorrendo contra o BTX-1 do consórcio Boeing-Saab.

A KAI espera ganhar a licitação, pois ajudará a empresa a ampliar sua presença global no momento em que a empresa busca expandir seus negócios para novos territórios. Nos últimos anos, a empresa investiu na venda de seus helicópteros Surion para outros países, como parte de seus esforços para se tornar um fabricante de aeronaves de primeira linha e de peças aeroespaciais.

Nenhum detalhe foi revelado sobre a divisão específica de lucros entre a Lockheed Martin e a KAI, mas espera-se que a concorrência se torne uma oportunidade de ouro para a KAI conquistar mais encomendas dos militares dos EUA e de outros países.

“Estamos depositando nossas esperanças em ganhar a licitação”, disse um funcionário da empresa. “Como o consórcio apresentou sua melhor e última oferta à Força Aérea dos EUA, só temos que aguardar a decisão final.”

Permanece desconhecido quando a Força Aérea dos EUA tomará sua decisão final, mas as expectativas são de que o governo dos EUA possa decidir sobre o licitante final antes do final de seu ano fiscal de 2018, em 30 de setembro.

O consórcio Lockheed-KAI acredita que a concorrência ajudará a expandir seus canais de vendas e servirá de impulso para conquistar vendas de milhares de novos jatos T-50A em outros países além dos EUA.

Se o consórcio vencer a disputa em andamento, ele fornecerá 350 aeronaves T-50A para os militares dos EUA. O treinador avançado T-50A – co-desenvolvido pela KAI e pela Lockheed Martin – é uma versão atualizada do jato supersônico T-50. A KAI tem know-how de uma década na fabricação do jato T-50 e exportou a aeronave para os principais mercados asiáticos – como as Filipinas.

“Ao vencer a concorrência, nosso impulso global ganhará ainda mais força e nos ajudará a expandir nosso fluxo de receita de maneira mais estável”, disse um executivo da empresa.

FONTE: The Korea Times

wpDiscuz